Vai abrir um CNPJ? Entenda o processo para abrir sua empresa de forma rápida e segura, e além disso iremos apresentar um roteiro detalhado e prático para empreendedores que desejam estabelecer sua própria empresa.
O texto fornece orientações claras sobre os procedimentos necessários para registrar um CNPJ, destacando a importância de agilidade e segurança durante todo o processo. Ao seguir este guia, os leitores podem iniciar suas atividades comerciais de maneira eficiente e confiável.
O que é um CNPJ?
A sigla CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e é uma identificação oficial para empresas e pessoas jurídicas diversas. É a identidade única de uma empresa perante a legislação e o estado. Através dele é possível realizar a emissão de notas fiscais por serviços prestados e calcular os impostos devidos ao governo.
Outro aspecto positivo do CNPJ é a transmissão de uma imagem muito mais profissional do negócio.
Isso ocorre na medida em que existem uma série de requisitos a serem cumpridos para abrir, gerando maior confiança na contratação de uma empresa ou profissional devidamente registrado.
Como abrir um CNPJ MEI?
Basta acessar o Portal do Empreendedor e registrar-se. É necessário definir o modelo de negócio, o nome da empresa e escolher as atividades que irá exercer.
O MEI (Microempreendedor Individual) é uma modalidade de registro que possibilita a emissão e faturamento de notas fiscais por profissionais autônomos que faturam até R$ 81.000,00 por ano e que tenham até 1 (um) funcionário registrado.
Como abrir um CNPJ ME?
ME significa Micro-Empresa. É um tipo de CNPJ para empresas de menor porte. Para abri-lo é preciso:
- Definir o modelo de negócios e o nome da empresa
- Contratar um profissional de contabilidade para toda a assessoria necessária
- Escolha as atividades para exercer (CNAEs)
- Conhecer seu regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real
- Elaborar o Contrato Social da empresa
- Separar os documentos necessários para efetuar o registro na Junta Comercial
- Obter o alvará de localização e funcionamento
- Efetuar a Inscrição Municipal;
- Efetuar a Inscrição Estadual (empresas de comércio).
Passos para abrir um CNPJ de forma rápida e segura
Contrate um contador
O primeiro e mais importante passo é a contratação de um contador. É esse profissional quem irá te oferecer todo o suporte com a parte de documentação e os trâmites do processo. Acesse nosso site e conheça os serviços que temos para te oferecer!
Escolha o tipo de empresa
Ao abrir um CNPJ, é necessário escolher o porte da empresa de acordo com atividade e faixas de faturamento. Algumas atividades mais simples e com baixo faturamento podem optar pelo MEI, já outras demandam uma estruturação e registro mais complexo.
Selecione a Natureza Jurídica
Natureza Jurídica é o enquadramento legal de uma empresa. Diz respeito às leis aplicáveis, o valor necessário de capital para sua abertura e também a quantidade de sócios.
A primeira possibilidade é o Empresário Individual, que fornece um registro de CNPJ sem que exista um patrimônio separado da empresa. É, portanto, um empreendimento sem sócios, com capital social mínimo de R$ 1.000,00.
A Sociedade de Responsabilidade Limitada (LTDA) é ideal para empresas com 2 ou mais sócios. Com ela há a separação de patrimônio do que é pessoa física com a pessoa jurídica, sendo possível também realizar a escolha do nome de sua Razão Social e o Capital social da empresa.
Já caso você seja sócio único, fique tranquilo. Existe também a modalidade SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), que corresponde aos mesmos requisitos da LTDA, tendo como diferença a vantagem de ser para um único sócio.
Identifique o código CNAE das atividades da empresa
O governo separa as atividades das empresas por códigos. É uma forma de indicar oficialmente quais são os regimes de tributação, obrigações burocráticas e também limitar as atividades que uma empresa ou negócio pode exercer.
Os CNAEs são importantes para definir quais são as porcentagens dos tributos a serem pagos ao governo.
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Fiscal é o chamado código CNAE e deve ser escolhido no momento de abertura da empresa. Você pode alterá-lo depois, se necessário, lembrando que há uma atividade principal e, dependendo do ramo de atividade, é possível escolher códigos complementares para atividades secundárias.
Separe os documentos necessários
São exigidos determinados documentos para a abertura do CNPJ. São eles:
- RG e CPF
- comprovante de endereço
- certidão de casamento de quem for casado
- IPTU com o número de registro e metragem do imóvel
- Recibo de IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física)
- Título de eleitor
O mais importante
Entenda que a abertura de uma empresa é um passo profissional importante. É fundamental tomar uma decisão pensada e planejada, por isso, contar com uma assessoria especializada em cada etapa do processo é essencial.
Nós do Senhor Contábil oferecemos serviços especializados e podemos te ajudar!
Fale conosco e saiba de que forma podemos contribuir para a realização do seu sonho!