fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineContabilidade para Psicólogos

Contabilidade para Psicólogos

Postagens recentes

Os Psicólogos podem atuar como Pessoa Física, no entanto, isso não quer dizer que ele não tenha que pagar impostos, que por sinal, são considerados percentuais mais elevados nesse caso.

Além disso, psicólogos não podem atuar como MEI, ou seja, é necessário tomar muito cuidado no processo de abertura de empresa. Por esse motivo, o ideal é buscar o auxilio de uma contabilidade especialista que possa te orientar.

Você tem dúvidas de como é feita a Contabilidade para Psicólogos?

Essas profissões têm em comum o trato da saúde mental, por isso, são consideradas complementares, mas será que a parte contábil é tratada da mesma forma?

Para responder a essas dúvidas, o Senhor Contábil elaborou esse artigo bem detalhado com as etapas importantes para esses profissionais atuarem dentro da legislação.

Muitas perguntas são encontradas na internet a respeito da contabilidade para psicólogos, entre elas:

  1. Psicológicos precisam de contabilidade?
  2. Psicólogos podem ser MEI?
  3. Qual o melhor tipo de empresa para psicólogos?

Para melhorar o seu entendimento acerca dessas dúvidas, vamos responder essas perguntas e exemplificar melhor como o psicólogo pode exercer sua função dentro do que pede a legislação brasileira para manter as obrigações em dia.

Vamos lá?

1- Os psicólogos precisam de contabilidade?

Os psicólogos podem atuar como Pessoa Física, no entanto, isso não quer dizer que ele não tenha que pagar impostos, que por sinal, são considerados percentuais mais elevados nesse caso.

A contabilidade para psicólogos pessoa física envolve uma cobrança de 20% de INSS, sem mencionar o IRPF ( Imposto de Renda Pessoa Física) que pode chegar a 27,5% sobre o faturamento.

Os valores são apenas bases, isso quer dizer que podem variar de acordo com o rendimento mensal/anual. Portanto, é fundamental ter a assessoria de uma contabilidade para realizar esses cálculos de maneira correta.

Mas, e com relação à contabilidade para psicólogos pessoa jurídica? O que muda?

Os psicólogos que optam por abrir uma empresa conseguem ter acesso a mais vantagens. Por isso, é considerado a melhor opção para os empreendedores dessa área.

Para obter um CNPJ, o psicólogo tem acesso a 3 regimes tributários, são eles:

  1. Lucro Real;
  2. Lucro Presumido;
  3. Simples Nacional;

A escolha do tipo de tributação é muito importante, por isso, a contabilidade para psicólogos nesse caso, é extremamente necessária. Afinal de contas, isso vai afetar de maneira direta sobre as alíquotas que a empresa vai pagar, bem como todas as obrigações que devem ser cumpridas junto ao Governo Municipal, Estadual e Federal.

Diante disso, o contador é um grande aliado da empresa e pode assessorar o empreendedor em todas as questões burocráticas.

Em contrapartida, os psicólogos conseguem atuar dentro da lei com melhores alíquotas e outros benefícios como empresa.

2- Os psicólogos podem ser MEI?

Psicólogos não podem ser MEI.

Essa profissão não consta na lista disponibilizada pelo Governo Federal. Nesse caso, a regra é bem clara com relação a  formações de nível técnico, cursos superiores e diplomas específicos que não podem aderir a esse modelo de empresa.

Por isso, é importante procurar uma contabilidade para psicólogos para dar início ao processo de abertura de empresa escolhendo outros tipos de natureza jurídica.

3- Qual o melhor tipo de empresa para psicólogos?

 Existem muitos modelos de empresas no Brasil, a boa notícia é que certamente um deles vai atender as necessidades específicas do profissional.  Entenda!

– IE – Empresário Individual – Essa é uma opção para psicólogos que desejam atuar sem sócios. Não há capital mínimo exigido.

Nessa modalidade, o sócio terá responsabilidade ilimitada em relação à empresa, ou seja, caso haja dívidas na pessoa jurídica, serão usados recursos da pessoa física para quitar.

– EIRELI– O especialista da contabilidade para psicólogos pode sugerir esse tipo de empresa para separar o patrimônio de pessoa física dos patrimônios da empresa.

No entanto, para abrir uma EIRELI, é necessário investir um capital social correspondente a 100 salários mínimos vigentes. Pode não ser uma opção vantajosa em alguns casos. Esse ramo já foi suspenso pela Receita Federal, então para abertura de empresas, não é mais utilizado.

– SLU – Sociedade Limitada Unipessoal – Empresa formada somente por um sócio, nesse caso o psicólogo terá a oportunidade de aproveitar os benefícios de uma natureza jurídica que protege o patrimônio pessoal e ainda, não exige capital mínimo.

– Sociedade Limitada – Geralmente não é uma opção muito utilizada na contabilidade para psicólogos para quem deseja atuar sozinho. Nessa natureza jurídica é preciso ter sócios para que seja  consolidada a abertura.

Os sócios têm uma responsabilidade limitada às suas cotas, somente em alguns casos respondem com seu patrimônio pessoal.

Devido a essas particularidades de cada natureza, os profissionais contadores devem orientar adequadamente a contabilidade para psicólogos.

Esses profissionais criam um plano para saber qual é o melhor tipo de empresa para cada caso, sempre levando em conta as especificidades de cada negócio.

 Como abrir CNPJ para terapeuta?

A contabilidade para terapeutas pode mudar de acordo com o objetivo do profissional.

Por exemplo:

Se o objetivo é oferecer terapia  holística, o profissional pode abrir uma MEI ( Microempreendedor Individual). Essa opção é muito vantajosa, pois reduz a burocracia e paga impostos unificados.

Contudo, é importante enfatizar que não existe um CNAE ( Classificação Nacional de Atividades Econômicas) para terapeuta holístico.

A descrição mais próxima que um terapeuta pode utilizar como MEI é ” Atividades de serviços gerais”.

Afinal, o MEI libera apenas atividades de caráter operacional, pois seu objetivo é justamente regularizar profissionais que trabalham na informalidade.

Agora, preste bastante atenção!

Se o seu objetivo é abrir uma empresa que vai oferecer terapias, mas você tem formação em fisioterapia ou psicologia, então, você não pode abrir uma empresa MEI.

O fisioterapeuta precisa ter registro no CREFITO ( Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Portanto, essa profissão, assim como psicologia, não entram na lista do MEI.

Nesse caso, as condições para abertura de uma empresa de terapia são as mesmas citadas acima, no caso dos psicólogos.

É importante buscar orientação de uma contabilidade para terapeutas para encontrar a melhor natureza jurídica para  o negócio.

Como abrir uma empresa de médico?

Agora, vamos falar um pouco da contabilidade para psiquiatras. Na verdade, a abertura do negócio na área médica não se difere muito, seja ela para psiquiatra, cardiologista, psicólogo, endocrinologista, fisioterapeuta e outros.

As opções de natureza jurídica citadas acima são:

  1. EI – Empresário Individual
  2. SLU – Sociedade Limitada Unipessoal
  3. Ltda – Sociedade Limitada

Com relação aos regimes de tributação, as opções são:

  1. Simples Nacional
  2. Lucro Real
  3. Lucro Presumido

Para eleger o tipo de empresa e seu regime tributário, a contabilidade é a protagonista.

Contadores e consultores realizam um estudo de viabilidade com o objetivo de encontrar o maior número de benefícios para o negócio dentro da legislação.

Posteriormente, é necessário reunir documentos pessoais do sócio, bem como iniciar o processo de registro na Junta Comercial, abertura de CNPJ e outros processos necessários.

A assessoria de uma contabilidade para psicólogos/terapeutas/psiquiatras é extremamente necessária para lidar com cada etapa do processo.

Onde contratar uma contabilidade para psicólogos, terapeutas e psiquiatras?

Uma parceria confiável e conhecedora dos trâmites burocráticos e da legislação podem fazer a diferença para uma empresa. Por isso, nós do Senhor Contábil não poupamos esforços para ajudar nossos clientes da área da saúde.

Aqui, você vai encontrar uma contabilidade para psicólogos, terapeutas e psiquiatras embasada na resolução de questões fiscais, tributárias, trabalhistas e ainda, que auxilia na gestão financeira do seu negócio.

Mas, como fazemos isso?

Oferecendo uma plataforma online única onde você profissional da saúde poderá ter acesso naquele minuto de folga que pode ser a qualquer hora e lugar.

Nós sabemos como isso é importante para você que trabalha em uma jornada longa diária.

A contabilidade online para psicólogos / terapeutas/  psiquiatras oferecem inúmeras vantagens como:

  1. Abertura de empresa 100% gratuita
  2. Sem burocracia
  3. Taxa Zero para os estados de SP, MG, PR, RS, SC e MT.
  4. Livre de custos desnecessários
  5. Plataforma Web interativa
  6. Atendimento via WhatsApp
  7. O processo ocorre 100% Online

Abertura em empresa grátis 1

Imagine você ter acesso com poucos cliques a relatórios, balanços, guias de pagamento de impostos e tudo o que você precisa para administrar o seu negócio em um só lugar?

A contabilidade online do Senhor Contábil oferece a assessoria que seu negócio precisa e sem precisar pagar mensalidades onerosas para isso.

Você sabia que a partir de R$98,00 mensais já é possível  contratar uma contabilidade para psicólogos, terapeutas e psiquiatras?

Quer saber mais?

Te convido a conhecer a Senhor Contábil. Fale agora com um de nossos consultores!

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por:

Seja nosso parceiro

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Fale conosco

Preencha as informações ao lado que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa