Conteúdo
Abrir uma empresa no Simples Nacional pode ser uma boa ideia para todas as empresas de pequeno porte e microempresas, desde que elas não configurem a relação dos negócios vedados previstos na lei complementar 123.
O Simples Nacional é um regime de tributação chamado de compartilhado, pois a cobrança de impostos federais, estaduais e municipais é realizado mediante a uma única guia.
Porém, é preciso enfatizar que o cálculo dos impostos é realizado como base na apuração bruta da empresa, o percentual pode variar entre 4 a 17,42%. Empresas de serviços e comércio devem pagar tributos diferentes.
Passo a Passo para abrir uma empresa no Simples Nacional
O procedimento para abrir uma empresa no Simples Nacional pode ser feito pela internet, na prática, é algo bastante fácil, pois o sistema é intuitivo. Confira!
1- Acesse o site do Simples Nacional :
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=1
2- No final da página, tem um frase dizendo: “Caso você não tenha o código de acesso, clique aqui”. O site vai te direcionar em uma página para você digitar o nome do responsável da empresa e o CNPJ.
3-Vale lembrar que para solicitar o Simples Nacional, é necessário ter o certificado digital, se a empresa ainda não tiver, é fundamental solicitar um, na própria página tem orientações.
4- Depois que tiver o acesso (eles fornecerão um número que você deve copiar), é necessário clicar em “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”, clique na chave ao lado;
5- Preencha todas as informações solicitadas e clique em “Sim”;
6- Depois disso, clique em “aceito” e comece a verificação;
7- Depois de tudo, clique em ” Salvar”.
Caso a resposta for “Negativa”, então significa que a empresa possui alguma restrição diante dos órgãos públicos, portanto é fundamental checar o que pode ser.
Vale lembrar que antes de solicitar o Simples Nacional, sua empresa precisa ter todos os registros e documentações formais do negócio.
Por isso, o mais indicado é solicitar a assessoria de uma contabilidade experiente para abrir uma empresa no Simples Nacional. Os profissionais são especialistas e sabem lidar diante de qualquer situação.
Quanto tempo demora para abrir uma empresa no Simples Nacional?
Na média leva de 40 a 60 dias para abrir uma empresa no Simples Nacional, embora alguns processos foram simplificados ainda existe uma burocracia diante de licenças e alvarás.
Porém, esse prazo ainda pode mudar,pois vai depender do estado e também do porte da empresa. Em alguns lugares do Brasil, as etapas são mais rápidas.
Qual o custo para abrir uma empresa no Simples Nacional?
A abertura de qualquer negócio exige investimento em taxas para elaboração de contrato social, Junta Comercial e outras despesas como o DARF.
Não se pode ignorar que o caminho mais fácil de abrir uma empresa no Simples Nacional é através de uma assessoria contábil especializada, diante disso, também é necessário separar o valor de seus honorários.
Esse procedimento pode custar entre 1500,00 a 2000,00. Porém, vale lembrar que os preços variam de acordo com a região.
Uma forma mais econômica de realizar todo os processos, é através de uma contabilidade online, é de fato uma maneira moderna e fácil de abrir uma empresa sem altas cobranças de honorários.
É preciso ficar atento porque alguns segmentos de mercado não podem abrir empresa no Simples Nacional, são elas: Aquelas que possuem irregularidades fiscais, importadores e fabricantes de motos e bikes, importadores de combustíveis, empresas com débitos no INSS e na Fazenda, produtores de armas, munições, cigarros e bebidas alcoólicas, sócio que mora no exterior, entre outros.
Fale agora com o Senhor Contábil – Contabilidade Online e saiba mais detalhes. Esse é um jeito novo e seguro de fazer as coisas acontecerem no seu negócio!
Fundador da Senhor Contábil, Fabio é pós graduado em finanças, com mais de 10 anos de experiência na área Financeira e Contábil, Gestão de Tesouraria, Planejamento Financeiro e Controle Orçamentário, Contabilidade Gerencial. Desde 2016 auxilia micro e pequenos empreendedores a realizarem o sonho de ter seu próprio negócio, descomplicando a contabilidade de suas empresas.