fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaAbertura de Empresa: Como abrir uma empresa do simples nacional?

Abertura de Empresa: Como abrir uma empresa do simples nacional?

Postagens recentes

Abrir uma empresa no Simples Nacional pode ser uma boa ideia para todas as empresas de pequeno porte e microempresas, desde que elas não configurem a relação dos negócios vedados previstos na lei complementar 123.

O Simples Nacional é um regime de tributação chamado de compartilhado, pois a cobrança de impostos  federais, estaduais e municipais é realizado mediante a uma única guia.

Porém, é preciso enfatizar que o cálculo dos impostos é realizado como base na apuração bruta da empresa, o percentual pode variar entre 4 a 17,42%. Empresas de serviços e comércio devem pagar tributos diferentes.

Passo a Passo para abrir uma empresa no Simples Nacional

O procedimento para abrir uma empresa no Simples Nacional pode ser feito pela internet, na prática, é algo bastante fácil, pois o sistema é intuitivo. Confira!

1- Acesse o site do Simples Nacional :

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=1

Abrir uma empresa no Simples Nacional

2- No final da página, tem um frase dizendo: “Caso você não tenha o código de acesso, clique aqui”. O site vai te direcionar em uma página para você digitar o nome do responsável da empresa e o CNPJ.

Abrir uma empresa no Simples Nacional 2

3-Vale lembrar que para solicitar o Simples Nacional, é necessário ter o certificado digital, se a empresa ainda não tiver, é fundamental solicitar um, na própria página tem orientações.

4- Depois que tiver o acesso (eles fornecerão um número que você deve copiar), é necessário clicar em “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”, clique na chave ao lado;

5- Preencha todas as informações solicitadas e clique em “Sim”;

6- Depois disso, clique em “aceito” e comece a  verificação;

7- Depois de tudo, clique em ” Salvar”.

Caso a resposta for “Negativa”, então significa que a empresa possui alguma restrição diante dos órgãos públicos, portanto é fundamental checar o que pode ser.

Vale lembrar que antes de solicitar o Simples Nacional, sua empresa precisa ter todos os registros e documentações formais do negócio.

Por isso, o mais indicado é solicitar a assessoria de uma contabilidade experiente para abrir uma empresa no Simples Nacional. Os profissionais são especialistas e sabem lidar diante de qualquer situação.

Quanto tempo demora para abrir uma empresa no Simples Nacional? 

Na média leva de 40 a 60 dias para abrir uma empresa no Simples Nacional, embora alguns processos foram simplificados ainda existe uma burocracia diante de licenças e alvarás.

Porém, esse prazo ainda pode mudar,pois vai depender do estado e também do porte da empresa. Em alguns lugares do Brasil, as etapas são mais rápidas.

Qual o custo para abrir uma empresa no Simples Nacional?

A abertura de qualquer negócio exige investimento em taxas para elaboração de contrato social, Junta Comercial e outras despesas como o DARF.

Não se pode ignorar que o caminho mais fácil de abrir uma empresa no Simples Nacional é através de uma assessoria contábil especializada, diante disso, também é necessário separar o valor de seus honorários.

Esse procedimento pode custar entre 1500,00 a 2000,00. Porém, vale lembrar que os preços variam de acordo com a região.

Uma forma mais econômica de realizar todo os processos, é através de uma contabilidade online, é de fato uma maneira moderna e fácil de abrir uma empresa sem altas cobranças de honorários.

É preciso ficar atento porque alguns segmentos de mercado não podem abrir empresa no Simples Nacional, são elas: Aquelas que possuem irregularidades fiscais,  importadores e fabricantes de motos e bikes, importadores de combustíveis, empresas com débitos no INSS e na Fazenda, produtores de armas, munições, cigarros e bebidas alcoólicas, sócio que mora no exterior, entre outros.

Fale agora com o Senhor Contábil – Contabilidade Online e saiba mais detalhes. Esse é um jeito novo e seguro de fazer as coisas acontecerem no seu negócio!

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: