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O que você não sabia sobre abrir uma empresa

abertura de empresa

Você está decidido em abrir uma empresa, mas está cheio de dúvidas?

Sabia que existem muitas coisas que precisam ser feitas para que o negócio dê certo?

O grande desafio da maioria das pessoas é dar o primeiro passo. Afinal de contas, é fundamental entender todas as etapas do processo para conseguir abrir uma empresa próspera.

Entretanto, quando falamos dos procedimentos, não estamos nos referindo apenas às burocracias. Mas, sim, toda parte de conhecimento que é necessária para elevar o nível da empresa.

Se você faz parte do time que precisa saber mais para empreender. Não se preocupe!

Nós do Senhor Contábil preparamos algumas dicas que vão te dar mais segurança nessa empreitada. Acompanhe!

Veja 5 coisas que você não sabia sobre abrir uma empresa

Ter uma empresa de sucesso requer muito empenho e dedicação. No entanto, isso não pode ser um empecilho para que esse sonho seja levado adiante.

Acredite, os grandes empresários mundiais também enfrentam seus desafios, mas persistiram e venceram.

Portanto você também vai conseguir. Ainda mais com essas dicas que vou passar agora, elas vão te trazer mais clareza sobre tudo o que deve ser feito. Confira:

  1. É importante fazer um planejamento estratégico para abrir uma empresa;
  2. Estudar gestão de negócios é fundamental para ter sucesso;
  3. Agregar valor em seu produto ou serviço é significativo para se destacar;
  4. Criar um plano de Marketing é necessário
  5. Ter uma contabilidade parceira faz a diferença

É importante fazer um planejamento estratégico para abrir uma empresa

Não importa qual será o segmento da sua empresa, é fundamental fazer um bom planejamento estratégico para traçar objetivos para a empresa ao longo de suas atividades.

O empreendedor deve se perguntar:

  1. Qual será a meta de vendas mensal?
  2. Valor que precisa ser investido?
  3. Quantos funcionários vai precisar?
  4. Projeção de custos e muito mais.

Vale lembrar que todas as definições devem ser feitas com projeções bem realistas.

Via de regra, o planejamento estratégico serve para estruturar as ações do negócio dentro de um período específico. O objetivo é auxiliar o gestor em diversos aspectos, como:

  1. Melhora na tomada de decisão
  2. Ajuda na identificação de problemas de maneira precoce;
  3. Potencializa o sucesso da empresa;

Entende o porquê é importante saber disso antes de abrir um negócio?

Estudar Gestão de Negócios é fundamental para ter sucesso

Infelizmente, a maioria dos  empreendedores desconhecem alguns aspectos do seu ramo de atividade. E isso se torna um dos gatilhos perigosos que levam à falência do negócio.

Portanto, eu reforço, se tem uma das coisas que você não sabia sobre abrir um negócio é a necessidade de buscar conhecimento.

Isso mesmo, você vai precisar estudar sobre como gerir sua empresa.

A gestão de negócios envolve uma série de questões como:

  1. Análise da concorrência;
  2. Definição e conhecimento do público alvo;
  3. Busca pelos melhores fornecedores;
  4. Estruturação da área financeira;
  5. Definição da composição da empresa ( número de funcionários, equipamentos necessários, localização, marketing e mais);
  6. Avaliação de investimento e retorno;
  7. Criação de processos;

Entenda mais sobre cada item:

Faça análise de concorrência para se inspirar

Você já conhece seus concorrentes?

Antes de abrir uma empresa, é importante saber se existem mais empresas que atuam na área que você pretende trabalhar na sua região.

O objetivo não é copiar o que está feito, mas sim, fazer melhor.

Lembre-se, sempre existe uma forma de melhorar um negócio. Portanto, observar a concorrência pode trazer novas ideias para implementar na sua empresa.

Descubra o que o seu cliente quer e ofereça a ele um diferencial.

Conhecimento de público alvo

Quem serão seus clientes? Onde eles moram? O que fazem? Qual é a faixa etária? Como eles compram?

Se você conseguir responder essas perguntas antes de abrir uma empresa, certamente já vai começar com o pé direito. Afinal, vai conseguir direcionar seus esforços em marketing e prospecção de maneira mais assertiva.

Além disso, vai conseguir falar a linguagem do seu público.

Busca pelos melhores fornecedores

Segundo alguns empresários de sucesso, o sucesso de uma empresa não é medido pelo valor que ele vende seus produtos e serviços, mas sim, pelo quanto ele paga nos insumos e itens para revenda.

Ou seja, ter bons fornecedores faz toda a diferença para ter uma boa lucratividade. Ademais, você precisa se certificar que eles atenderão a demanda dos seus pedidos dentro do prazo.

Você já pensou nisso?

Estruturação da área financeira

É preciso ter um planejamento de caixa para abrir uma empresa, eu tenho certeza que você já sabe disso. Contudo, imagino que você não saiba como se organizar para conseguir fazer as coisas acontecerem.

Por isso, eu vou te explicar!

Capital Inicial e Capital de Giro. Duas palavras muito importantes no cenário financeiro do negócio.

Essa é uma das coisas que você não sabia sobre abrir uma empresa?

Então, entenda agora o que isso significa.

Você precisa ter um valor inicial para começar o seu negócio. Aquele dinheiro que você vai gastar com documentação, taxas, instalações, equipamentos, aluguel, estoque e outros detalhes.

Isso se chama de capital inicial.

Ademais, você também deve ter um capital de giro, aquela grana necessária para movimentar o negócio, custear as despesas e repor estoque.

O capital de giro é um reforço, especialmente no começo, quando a empresa ainda não tem um  faturamento estimado.

De acordo com especialistas, é importante que a empresa tenha aproximadamente 50% do total de ativos que representem ao capital de giro.

Definição da composição da empresa

Você precisa saber o que vai precisar para começar as operações. Mas, tenha em mente que uma empresa não é feita apenas de números, indicadores e ferramentas.

Você entende o que eu quero dizer?

Antes de abrir uma empresa, é básico entender que ela será formada por pessoas, processos definidos e muitas estratégias para dar certo.

É importante saber lidar com funcionários, resolver conflitos, aprender sobre motivação de pessoas e buscar maneiras de cuidar do seu cliente.

Quando a empresa tem muitos prejuízos nessa cadeia de relacionamentos, os resultados do negócio são impactados.

Avaliação de investimento e retorno

Você sabia que existe uma fórmula básica para isso?

Ela é chamada de ROI. Ela serve para avaliar a porcentagem de retorno sobre uma ação.

Para ter esse resultado, deve-se subtrair a receita gerada por aquele investimento pelo custo do investimento. Depois, divida o resultado pelo custo de investimento e então, multiplicar por 100.

O resultado será a porcentagem de retorno daquela ação.

Criação de processos

Me diz uma coisa, você sabe como sua empresa vai atuar para oferecer os produtos e serviços?

Quais serão os processos de logística, atendimento ao cliente e pagamentos, por exemplo?

Já pensou em tudo isso?

Não dá para simplesmente iniciar um negócio sem essas estratégias. É certo que essa é uma das coisas que você não sabia sobre abrir uma empresa.

Imagine que você abra uma hamburgueria. Como vai montar o cardápio? Recepcionar os pedidos e fazer entregas?

Os processos de trabalho são tão importantes quanto os produtos e serviços oferecidos. Sabe por que?

Os clientes podem simplesmente deixar de comprar da sua empresa se esses processos não forem organizados, não importando se eles sejam os melhores produtos e serviços da região.

Isso acontece bastante, pois ninguém gosta de ser mal atendido ou esperar muito tempo para ter suas necessidades resolvidas.

Não deixe isso acontecer!

Agreguar valor ao seu produto ou serviço é significativo para se diferenciar

O seu produto ou serviço precisa ser diferente. Você sabe como fazer isso?

Calma, porque eu vou te explicar o que realmente significa “ agregar valor” ao seu produto ou serviço.

Quando falamos em produtos ou serviços diferenciados, estamos nos referindo a diversos aspectos do negócio, como:

  1.  Material;
  2.  Atendimento;
  3. Melhorias constantes no negócio

Mas sim, como isso será feito.

Vamos ver alguns exemplos:

Material

Obviamente que o material do seu produto ou serviço precisa ser de qualidade, mas, somente isso não chega a ser um diferencial. Afinal de contas, o seu concorrente também pode usar essa estratégia.

O fato é que existem formas de agregar valor, e uma delas, é desenvolvendo designer inovadores, métodos de apresentação inusitados, variadas apresentações e itens agregados, por exemplo:

Se você vende carnes, que tal oferecer opções de cortes temperados?

Trabalha com sorvetes? Monte taças com uma apresentação impecável.

Vende bolos? Faça algumas opções de receitas com ingredientes saudáveis pensando em pessoas com diabetes ou intolerâncias alimentares.

Se você trabalha com serviços, estude uma forma de fazer melhor do que a concorrência. Entenda o que seu cliente realmente espera dessa contratação.

Pequenos diferenciais podem elevar o nível do seu negócio.

Consegue perceber o que pode agregar mais valor ao seu produto?

Atendimento

Você sabia que o atendimento pode fazer você ganhar muitos clientes?

O seu negócio pode ser melhor quando você se coloca no lugar dos consumidores.

Mas, o que na verdade os clientes querem?

A resposta é: Resolver seus problemas.

Se a sua empresa está disposta a resolver o problema do cliente de maneira rápida e cordial, então, não haverá problemas para alcançar o sucesso.

Para se diferenciar ainda mais, ofereça clubes de descontos, demonstrações de produtos e forneça brindes.

Faça com que seu cliente se sinta importante e valorizado. E outra coisa, invista no pós venda.

Faça melhorias constantes no negócio

Não se acomode, imagine que sempre existe alguém correndo atrás de você. Essa é a concorrência.

Seja um empreendedor inovador, que busca novas tendências para se manter sempre à frente no mercado competitivo.

Pesquise tendências em diversos canais, use redes sociais para fortalecer a marca e nunca pare de inovar.

Criar um plano de marketing é necessário

Quem vai saber que sua empresa existe se você não divulgar?

Esse investimento precisa constar no seu orçamento, o marketing é uma estratégia fundamental para tornar sua empresa conhecida para o público alvo.

Mas, como fazer isso?

Eu vou te dar algumas sugestões:

  1. Marque presença nas redes sociais;
  2. Tenha um site com blog para seu negócio;
  3. Divulgue em classificados online;
  4. Aprenda a fazer anúncios online;

Marque presença nas redes sociais

Faça perfil em todas as redes sociais existentes para sua empresa, elas ajudam a rankear o nome da sua empresa no Google e ter mais chances de ser encontrado pelo público alvo.

Sabe qual é a boa notícia em fazer perfis em redes sociais?

É que não tem custo nenhum. Você terá a chance de usar ferramentas de grande engajamento de forma gratuita e conquistar muitos clientes. No entanto, é necessário criar conteúdos interessantes para seu público alvo de forma constante.

Tenha um site com blog

Sua empresa precisa de um site com blog para produzir conteúdos, isso permite a presença nos buscadores da internet.

Além disso, se você vende produtos, é essencial ter um site para efetuar negócios de forma automática.

Pense que um site é como se fosse sua loja física.

O lado positivo é que já existem plataformas que oferecem sites e blogs prontos para começar o seu negócio sem a necessidade de gastar muito.

Divulgue em classificados online

Você conhece o mecanismo de classificados, não é mesmo?

Antigamente, eram usadas revistas para fazer anúncios, páginas amarelas e outros. Mas, agora, é tudo online.

Não preciso nem dizer que a maioria dos classificados online oferecem alternativas gratuitas de divulgação para sua região. Então, não perca tempo e crave o nome da sua empresa na internet.

Alguns sites de classificados online são: OLX, Zip Anúncios, Viva Street e outros.

Os portais de classificados online ajudam a rankear a sua empresa nos buscadores através do uso de palavras chaves.

Aprenda a fazer anúncios online pagos

Acima você percebeu a possibilidade de fazer divulgações de forma orgânica, ou seja, gratuita.

Mas, você sabia que existem formas de potencializar o alcance de mais clientes?

Exatamente isso que você ouviu, é possível fazer com que sua empresa fique ainda mais conhecida com os anúncios pagos que podem ser dentro das redes sociais ou no Google.

Portanto, separe recursos para fazer esse investimento e aprenda a mexer com essas ferramentas. Tenha certeza que essa ação vai elevar sua empresa a outro patamar.

Ter uma contabilidade parceira é um diferencial

Vamos falar um pouco de burocracia?

O seu negócio precisa respeitar a legislação e a melhor forma de fazer isso é contratando um contador de confiança.

A importância da contabilidade vai muito além de fazer apuração dos impostos, realizar o enquadramento tributário e redigir relatórios.

A contabilidade funciona como parceiro do negócio, é tão importante que serve para que os gestores tomem decisões estratégicas visando o crescimento da empresa.

Mas, a propósito, você sabia que existe a contabilidade online?

Imagine você acompanhar as operações contábeis e fiscais da sua empresa através de uma plataforma pela internet?

Sim, com apenas poucos cliques é possível analisar balanços, relatórios, imprimir guias de impostos e ter acesso a todas as informações do seu negócio. E detalhe, isso pode ser feito de qualquer lugar.

Eu tenho certeza que isso é uma das coisas que você não sabia sobre abrir uma empresa.

Mas, quais as vantagens da contabilidade online frente a contabilidade tradicional?

São muitas, acredite, entre elas:

  1. A mensalidade é muito mais barata;
  2. O contato com os especialistas é muito próximo;
  3. Os dados da empresa ficam armazenados em local seguros;
  4. As informações contábeis ficam disponíveis 24 horas para os gestores;
  5. O atendimento para tirar dúvidas é rápido e eficiente;

Calma que as vantagens da contabilidade online não param por aí

A primeira coisa que você precisa saber é que a contabilidade online fornece mais ferramentas para a gestão do negócio. E mais importante, sem cobrar a mais por isso.

A segunda coisa que você precisa saber é que o mundo está mudando e cada vez mais, as burocracias serão resolvidas online, assim, como praticamente tudo tem sido feito dessa forma.

Por fim, a terceira coisa que você precisa saber é que sua empresa deve ter um gestor moderno à frente.

Esses pequenos detalhes podem otimizar as tarefas da empresa, melhorar os processos e fazer com que o negócio se torne uma referência na sua área.

Então, não espere mais. Venha para a contabilidade online do Senhor Contábil e conheça um novo jeito de fazer contabilidade.

Agora me conta. O que você não sabia sobre abrir uma empresa?

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