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Gestão de tempo: Como ter uma rotina organizada em tempos de correria?

Gestão de tempo no século XXI – Como ter uma rotina organizada em tempos de correria?

Você consegue fazer uma boa gestão de tempo na sua vida profissional?

Acredita que há muita pressão nos tempos de hoje e por isso, fica difícil parar para pensar nessa questão?

Vive correndo para conseguir cumprir suas obrigações profissionais, pessoais e familiares?

Então, calma, dá uma pausa para aprender algo muito importante para sua vida!

Afinal de contas, é justamente nessa era de correria que a gestão de tempo vai te ajudar a mudar a situação.

Os profissionais que sabem fazer uma gestão de tempo eficiente são aqueles que vão conseguir atingir os melhores resultados sem se estressar muito.

Portanto, simplesmente pare de querer bancar o salvador da pátria e assumir todas atividades sem ter um planejamento para isso.

Se organize e tudo vai mudar na sua vida!

Para te ajudar, a Senhor Contábil vai te contar alguns segredinhos que vão dar um alívio imediato para aqueles que colocarem em prática essas estratégias. Acompanhe!

 O que é gestão de tempo na rotina de trabalho?

Você já se sentiu sufocado, com aquela sensação que não vai dar conta da sua agenda de trabalho?

Eu tenho certeza que sim!

Quantas noites mal dormidas você teve por causa do trabalho?

Quantas vezes ficou trabalhando até mais tarde para colocar a caixa de emails em ordem?

E as dores de cabeça por não conseguir cumprir o que estava na agenda?

Se você continuar assim, vai adoecer fisicamente e mentalmente.

 O conceito de gestão de tempo é muito simples, na verdade, ele se refere a forma como você organiza as suas tarefas do dia a dia.

Pare e pense, em um dia comum, como você consegue fazer um trabalho eficiente economizando tempo?

Qual é o planejamento necessário para direcionar essas atividades para que dê tempo de cumprir pelo menos as mais importantes do dia?

Até porque, você precisa entender uma coisa muito simples que é:

“Nem sempre você vai conseguir fazer tudo o que precisa ser feito no dia”.

Por isso, a gestão de tempo leva em consideração a ” produtividade e a priorização de tarefas”. A boa notícia é que a gestão de tempo pode ser desenvolvida por qualquer pessoa através do uso de técnicas que ajudam a aprimorar a realização de tarefas.

O uso dessas técnicas visam a adoção de processos que permitem a realização de atividades dentro de um determinado prazo estipulado a fim de atingir resultados positivos.

Via de regra, a gestão de tempo é uma habilidade que os profissionais bem sucedidos precisam desenvolver para lidar melhor com a rotina de trabalho. Inclusive, também pode ser muito útil para a vida pessoal.

Afinal de contas, quem não quer utilizar melhor o seu tempo?

Fazendo isso, ocorre um aumento de rendimento, melhora do clima no ambiente de trabalho e traz mais leveza para o dia a dia para realizar as atividades pessoais.

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Quais são os passos necessários para fazer uma boa gestão de tempo no século XXI na rotina de trabalho?

É inquestionável, a gestão de tempo é fundamental para o trabalho. Ainda mais porque lidar com prazos para entrega de projetos, reuniões e outros compromissos podem atrapalhar o dia e gerar  muito estresse.

Com uma gestão de tempo eficiente, é possível fazer melhores escolhas das prioridades e organizar a ordem como as demais atividades serão executadas. Dessa forma, é muito provável que o dia de trabalho vai terminar com uma sensação de alívio e dever cumprido conferindo um tempo extra para aproveitar melhor a vida pessoal e familiar.

Mas, como fazer uma gestão de tempo no século XXI, onde tudo é muito corrido?

Comece da seguinte forma:

Organize sua mente. Anote as atividades que precisa realizar

Essa é uma forma de você organizar a sua mente e eliminar qualquer ansiedade. É como se você tirasse da cabeça as preocupações e colocasse no papel.

Faça isso de maneira muito organizada, assim:

  1. Coloque horários para realizar as tarefas;
  2. Destaque com cores diferentes a tarefa como urgente, mais importante e menos importante;
  3. Use alarme para não esquecer;

E o principal, para uma gestão de tempo eficiente, seja fiel às suas anotações. Afinal, de nada adianta apenas anotar se elas não são levadas em conta no seu dia.

Acabe com as distrações

Em pleno século XXI temos muitas coisas que nos distraem e minam o foco das tarefas.

São jogos de videogame, seriados na TV, músicas na internet e as redes sociais.

Já parou para pensar quantos minutos ou horas do seu dia são dedicados a alguma dessas coisas? Que tal organizar isso?

Comece determinando quanto tempo do seu dia vai utilizar para essas coisas e invista mais nas atividades diárias importantes.

A gestão de tempo só é possível com planejamento, disciplina e foco.

Pare de deixar as coisas “para depois”

Se tem uma coisa que não combina com  a gestão de tempo, é a procrastinação.

Esse negócio de enrolar e empurrar com a barriga as atividades é um caminho sem volta e só serve para acumular tarefas.

Tome muito cuidado com isso, é importante se libertar desse hábito o mais rápido possível.

Não desperdice tempo, e não deixe as tarefas se acumularem. É gratificante chegar no fim do dia e ver o rendimento proporcionado pelo planejamento.

Lembre-se! Não é porque uma tarefa não é prioridade que ela não é importante.

Aprenda a definir o que realmente é prioridade

É muito comum que as pessoas não saibam o que deve ser priorizado, afinal, para elas, tudo pode ser urgente.

Porém, as tarefas não são igualmente importantes.

A dica para estabelecer as prioridades é fazer uma lista com um sistema de classificação.

Leve em consideração o horário de entrega do projeto, o que ainda está faltando para finalização e quanto tempo você vai precisar se dedicar a ele.

Direcione cerca de 65% a 75% do seu dia para atividades urgentes, 15% para atividades importantes e o restante, para atividades menos importantes.

Existem também algumas ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para ajudar, como por exemplo: O Scrum e o Kanban.

Acredite, você precisa desse equilíbrio para ter um dia produtivo e menos exaustivo. Mas, para isso, é necessário não  ter distrações e nem procrastinar tarefas.

Peça ajuda/ aprenda a delegar

Não  se sobrecarregue sozinho, é justamente por isso que muitos profissionais deixam sua agenda aberta para que todos do setor vejam o que está acontecendo.

Existem momentos em que você não vai dar conta do recado, encare isso como normal. Pare de querer bancar o herói e peça ajuda e delegue algumas tarefas.

Muitos profissionais acreditam que se pegarem muitas tarefas de uma vez serão vistos como eficientes. Mas, não é bem assim que funciona. Pode ser um tiro no pé.

Você precisa entender que tem um limite e não pode fazer tudo o tempo todo.

Pense bem se vale a pena agradar todo mundo

O chefe, o colega ou algum cliente te dá tarefas e você, aceita tudo com medo de dizer ” Não” acreditando que isso é errado.

Mas, você precisa pensar que o excesso de atividades vai prejudicar a sua agenda e fazer com que cometa erros e atrasos. Isso vai gerar cobranças, estresse e muitas frustrações.

Uma forma de dizer ” não” sem parecer grosseiro é ter a seguinte resposta:

” Vou analisar a minha agenda e te dou um feedback”.

Se você perceber que esse favor vai prejudicar a entrega dos seus projetos, seja claro e direto com quem te pediu um favor. Negocie prazos, caso for possível.

Dessa forma, você não sai prejudicado dessa.

Organize sua rotina para uma gestão de tempo eficiente

Organize sua mesa de trabalho, organize a agenda, organize suas refeições, respeite horários e prazos.

Mantenha suas coisas sempre organizadas de um modo impecável para conseguir se sentir confortável para realizar as tarefas.

A bagunça reflete uma gestão de tempo ineficiente. Pense bem, se você não tem tempo nem para limpar sua mesa de trabalho e fazer uma refeição adequada, está fazendo tudo errado.

Afinal, você não vai conseguir realizar nada com uma saúde ruim e no meio da bagunça.

Faça pequenas pausas

A gestão de tempo quer tirar você da correria, ela visa organizar a sua vida.

Portanto, esqueça aquela vida onde você não tem uma pausa nem para um cafezinho.

A mente humana precisa desses descansos para revigorar a criatividade.

Momentos de leveza podem ser necessários para o seu cérebro pensar melhor nas melhores soluções para os problemas diários.

Como a contabilidade pode ajudar na gestão de tempo?

A contabilidade não é mais somente um escritório onde as empresas entregavam os papéis no final do mês. Agora, ela atua como grande aliada na gestão de tempo para os empreendedores.

Mas, como a contabilidade pode ajudar?

  1. Relatórios mais eficientes que melhoram a tomada de decisões;
  2. Envio mais rápido de documentos através do sistema contábil online;
  3. Digitalização de documentos;
  4. Emissão de notas fiscais online;
  5. Acesso às guias de pagamentos de impostos online;
  6. Atendimento rápido através de chat de ajuda;

 

A contabilidade online da Senhor Contábil está alinhada com a gestão de tempo dos empresários. O uso da tecnologia não pode mais ficar de fora no século XXI.

Se você quer melhorar a sua gestão de tempo com uma contabilidade online transparente e de confiança, fale agora com a Senhor Contábil! Estamos aqui para te ajudar!

 

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