fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaContabilidade OnlineContabilidade de Igreja – Saiba como fazer

Contabilidade de Igreja – Saiba como fazer

Postagens recentes

A contabilidade de igreja deve ser feita para cumprir a legislação fiscal. Embora existam rumores que de que as ” igrejas não pagam nada impostos e nem precisam declarar nada”, isso não é verdade, pois as entidades sem fins lucrativos precisam prestar contas.

As igrejas e centros religiosos de qualquer denominação devem cumprir as obrigações acessórias, e isso inclui manter a contabilidade organizada e com base nas normas brasileiras da NBC.

Como deve ser feita a contabilidade de igreja?

A Constituição Federal prevê a imunidade de tributos para Igrejas e demais centros religiosos. No entanto, isso não livra os dirigentes de apresentarem suas obrigações como por exemplo: DCTF, RAIS, GFIP e etc.

Essas são obrigações acessórias que precisam ser apresentadas pela Instituição Religiosa, pois a mesma está livre somente de apresentar as obrigações principais segundo o artigo 113 do CTN ( Código Tributário Nacional).

Portanto, todos os meses a contabilidade de igreja deve ser feita, para isso, os dirigentes desses templos devem enviar ao contador toda a sua movimentação financeira e informações trabalhistas para que sejam registradas em livros obrigatórios.

Diante disso, o contador fará o cálculo de taxas, elaboração de livros, demonstrações contábeis e a entrega das obrigações acessórias na área fiscal, contábil e trabalhista.

O que são obrigações acessórias?

Como especificado acima, a contabilidade de igreja envolve a entrega de obrigações acessórias.

Na contabilidade existem dois tipos de obrigações que as empresas devem cumprir diante da legislação. São elas: Obrigações principais e obrigações acessórias.

Obrigação principal é tudo aquilo que o empresário deve pagar, são os tributos multas e tudo que surge como a ocorrência do fato gerador.

No caso da contabilidade de igrejas, não é necessário se preocupar com a obrigação principal, mas sim com as obrigações acessórias.

Essa é uma obrigação por força da lei, que deve ser cumprida, como por exemplo: Escrituração de operações, registros em livros fiscais e apuração do saldo devedor ou credor.

Independente se a Instituição deve cumprir a obrigação principal, ela é obrigada a cumprir a obrigação acessória, esse é o caso das igrejas e demais templos religiosos.

As obrigações acessórias são: ECF, DCTF, DIRF e também, as obrigações trabalhistas como: CAGED, RAIS, GFIP.

Além disso, as igrejas também precisam recolher o IRRF de locação do imóvel, quando o locatário for pessoa física a cada pagamento efetuado.

Com relação ao INSS, os templos religiosos também são obrigados a descontar do funcionário ou prestador de serviço o INSS e o IRRF a recolher em nome do beneficiário.

A contabilidade de igreja ainda exige que haja recolhimento do INSS dos pastores, bem como o IRRF mensal. É fundamental apresentar o RCPCI ( Recibo de pagamento do contribuinte individual).

A contabilidade de igreja pode ser online

Embora as igrejas sejam isentas de imposto de renda e alguns tributos, elas possuem obrigações a cumprir. Por isso, precisam de uma contabilidade especializada.

Manter a contabilidade em dia é uma obrigação, uma boa maneira de conseguir isso sem gastar muito é optando pela contabilidade online.

Através de uma plataforma tecnológica e com um time de contadores especializados as igrejas podem manter seus balanços, livros contábeis e todas as obrigações acessórias dentro das exigências da legislação.

A vantagem é que a contabilidade de igreja online possui mensalidades baratas , atendimento online via chat ou e-mail, facilidade de consultar os balanços 24 horas por dia de qualquer lugar e segurança no armazenamento de dados.

É fundamental ter a ajuda de um contador mensalmente para o envio das declarações.

Só reforçamos que o Senhor Contábil não atende este modelo de tributação, mas existem muitas contabilidades que podem te ajudar!

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: