Conteúdo
A contabilidade para microempresa e empresa de pequeno porte é obrigatória. Essa ferramenta gerencial e financeira ajuda as companhias a defender e preservar o seu patrimônio.
Somente empresas optantes pelo MEI estão desobrigadas de manter uma contabilidade, pois esse modelo de negócio não distribui lucro acima da presunção legal.
Como é feita a contabilidade para microempresa e empresa de pequeno porte?
As empresas precisam ter uma contabilidade baseada na escrituração uniforme de livros e também, fazer um balanço patrimonial e de resultado econômico todos os anos.
A vantagem da micro empresa e da empresa de pequeno porte é a desburocratização que torna mais simples o registro contábil. A exemplo disso está a opção de tributação do Simples Nacional.
O Conselho Nacional de Contabilidade aprovou um novo modelo contábil para empresas enquadradas como micro ou de pequeno porte. Se trata do ITG 1000, é uma forma de contabilidade simplificada.
A ITG 1000 visa tratar a contabilidade para microempresas e empresas de pequeno porte de maneira diferenciada. Ela simplifica a escrituração e a geração das demonstrações contábeis.
Para instaurar esse modelo contábil, o Conselho Nacional de Contabilidade levou em conta o volume de negócios e transações realizadas pelas companhias.
Ou seja, a adoção do ITG 1000 está diretamente vinculada à receita bruta do ano anterior, igual ou inferior aos limites definidos nos incisos I e II do art. 3º da Lei Complementar nº 123/06.
Como fica a escrituração fiscal para microempresa e empresa de pequeno porte?
Embora empresas enquadradas como micro ou de pequeno porte tenham uma contabilidade simplificada, elas precisam fazer a escrituração contábil.
Os lançamentos contábeis precisam ser feitos diariamente ou no final de cada mês, desde que tenha como suporte os livros auxiliares escriturados conforme a ITG 2000.
Para eventos materiais ou transações não cobertos dentro dessa interpretação, é fundamental utilizar os requisitos estabelecidos na ITG 2000 – Escrituração Contábil e a NBC TG 1000.
Isso significa que todos os fatos econômicos materiais precisam ser reconhecidos.
O contador deve ter uma carta de responsabilidade da administração da empresa para realizar a escrituração contábil, nesse documento há distinção sobre o que é responsabilidade do contador e o que é de responsabilidade da companhia.
A importância da contabilidade para microempresa e empresa de pequena porte
As micro empresas e empresas de pequeno porte são as maiores geradoras de empregos e riquezas no Brasil representando 53,4% do PIB desse setor. Isso demonstra a importância dessas companhias para a economia nacional.
São consideradas microempresas aquelas que faturam até R$360 mil por ano, enquanto que as empresas de pequeno porte atingem até R$4.800.000,00 por ano.
A contabilidade para micro empresas e empresas de pequeno porte é fundamental para:
- Manter a empresa em conformidade com a legislação;
- Escolha do melhor regime de tributação;
- Melhora a tomada de decisões dos gestores devido a apresentação de relatórios fornecidos pela contabilidade que reúnem dados importantes da empresa;
- Mensura o desempenho financeiro do negócio
Pode-se dizer que a assessoria da contabilidade para microempresa e empresa de pequeno porte desempenha um papel fundamental para o bom andamento das atividades e proporciona melhor visibilidade do negócio como um todo.
O futuro da empresa depende de passos bem construídos na sua gestão administrativa/contábil e financeira. Isso, independente do seu tamanho e faturamento.
O Senhor Contábil tem a solução certa para a contabilidade para microempresa e empresa de pequeno porte. Uma plataforma moderna, tecnológica e que oferece todo o suporte online para os gestores acompanharem de perto o desempenho do seu negócio.
A boa notícia, é que o preço da mensalidade cabe no bolso. Saiba mais sem compromisso!
Fundador da Senhor Contábil, Fabio é pós graduado em finanças, com mais de 10 anos de experiência na área Financeira e Contábil, Gestão de Tesouraria, Planejamento Financeiro e Controle Orçamentário, Contabilidade Gerencial. Desde 2016 auxilia micro e pequenos empreendedores a realizarem o sonho de ter seu próprio negócio, descomplicando a contabilidade de suas empresas.