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Fuja desses 10 erros de quem começa um negócio!

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Ser o patrão é o sonho de muitos brasileiros, no entanto, é preciso entender que por detrás dos bastidores, existe um trabalho muito duro para que os objetivos se concretizem e principalmente dêem certo. Para trilhar esse caminho, é necessário evitar alguns erros de quem começa um negócio.

A maioria das empresas fecham as portas nos primeiros 2 anos de abertura, esses são os dados do SEBRAE. Por incrível que pareça, grande parte desses empreendedores não têm o conhecimento necessário para gerir um negócio com eficiência.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas. Confira!

Quais são os erros de quem começa um negócio?

A carência de informações para executar uma boa gestão é apenas um deles, por isso, nenhum negócio pode ser gerenciado de maneira informal. É necessário preparo para que esses empreendedores possam alavancar a empresa e reduzir a taxa de mortalidade.

Saiba quais os outros erros que podem ser evitados!

1- Ignorar o plano de negócios

Mais de metade dos empreendedores nem sabem o que é um plano de negócios, mas na verdade, se trata de metas organizacionais que devem ser definidas logo no início da empresa.

Essa ferramenta ajuda a entender quais são o recursos que o negócio tem a curto, médio e longo prazo. Por exemplo: Recursos financeiros, humanos, serviços que serão prestados, produtos que serão vendidos e custos operacionais.

O planejamento é essencial em todas as fases do negócio, pois é necessário definir o que se espera do negócio ao longo de sua história e principalmente, o quanto você poderá investir para isso.

2- Não prestar atenção no momento certo de abrir

Para tudo tem uma hora exata e para abrir um negócio não é diferente.

Um dos erros de quem começa um negócio é achar que basta abrir as portas e o dinheiro começa a entrar. Infelizmente não é assim, pode demorar um pouco para que a roda financeira gire.

Então, garanta um capital de giro o suficiente para  sobreviver alguns meses e eleja a hora oportuna que o segmento escolhido tenha mais chances de engrenar. Isso você só saberá fazendo pesquisas, sobretudo na região que pretende trabalhar.

3- Não ter familiaridade com o ramo escolhido

Vender roupas femininas dá um bom lucro, então, eu acho que vou abrir uma loja.

Mas, você entende de moda? Já trabalhou com isso? Gosta de estudar sobre isso?

Se nenhuma dessas respostas for positiva, então, o ramo escolhido pode não ser para você.

Os empresários de sucesso têm em comum o conhecimento da área escolhida. Ou eles já foram funcionários por muito tempo naquele ramo ou simplesmente, são apaixonados por ele e gostam de estudar e pesquisar a respeito.

Abrir um negócio somente porque é lucrativo é um dos erros mais graves de quem começa um negócio, pois conhecer superficialmente um ramo de atuação pode te levar à falência rapidamente.

4- Não saber quem são os melhores fornecedores

Dentro do plano de negócio, esse é um detalhe bastante importante, pois é fundamental estabelecer antecipadamente com quem sua empresa vai fazer negócios.

Os grandes empresários sempre dizem que o preço de compra de um produto é o mais importante, pois é através dele que será definido o preço de venda. Portanto, o segredo está na compra.

Pesquise os melhores fornecedores, leve em conta a qualidade, preço e prazo de entrega. Ter bons parceiros pode fazer toda a diferença no negócio.

5- Problemas na definição dos produtos ou serviços

O que a sua empresa vai oferecer? Qual é o diferencial? Como ela fará isso?

Essas são outras perguntas a serem respondidas no plano de negócios. É importante definir qual é a missão da empresa no mundo dos negócios, dessa forma, será mais fácil encontrar diversas estratégias para alcançar o sucesso.

6- Não realizar pesquisas de mercado

Qual é o público alvo da empresa? Para quais pessoas os produtos ou serviços são destinados? Qual é o perfil delas?

Quando se faz essa definição, fica mais fácil compreender a mente de quem compra.  Dentro desse contexto, é possível realizar uma pesquisa para entender o que essas pessoas estão procurando, o que elas esperam de um negócio como o seu?

Os negócios tem muito aprender com seus clientes, portanto, use as redes sociais e internet para entender um pouco mais sobre os seus potenciais compradores.

7- Não observar a concorrência

Não se trata de plágio, é fundamental saber quem são seus concorrentes diretos, entender como eles trabalham e quais os diferenciais que você pode criar sobre eles para se destacar.

Não deixe de fazer essas observações, afinal, a concorrência também estará de olho em você.

8- Não criar um sistema para uma boa gestão

Um dos erros de quem começa um negócio e que podem ser fatais é a falta de gestão, é fundamental fazer isso desde o começo, dessa forma, tudo vai ser organizado.

A previsão orçamentária, o controle financeiro de entradas e saídas e principalmente, a divisão de pessoa física e jurídica são essenciais para a saúde do negócio a longo prazo.

Uma empresa organizada sabe os passos que pode dar, ou seja, o gestor não trabalha no escuro e com isso, as chances de sucesso são infinitamente maiores.

Não abra um negócio amador, profissionalize a suas ações e de seu time.

9- Não estipular os processos operacionais

Antes de abrir o negócio, é importante analisar como todo processo interno vai funcionar, por exemplo:

As compras, o financeiro, a contabilidade, vendas, prestação de serviços e o controle geral de tudo isso.

O dia a dia corporativo precisa ser estudado para que a empresa não vire uma bagunça sem controle. Quem deve fazer isso é o gestor, ele precisa treinar a sua equipe desde a primeira etapa até a última.

10- Não escolher bem o time de profissionais

Quem faz uma empresa ter sucesso são os profissionais, ela por si só não faz nada.

Portanto, planeje como vai escolher as pessoas certas para te ajudar a fazer máquina funcionar.

Não ignore uma boa contabilidade, profissionais de marketing, analistas financeiros e pessoas com perfil colaborativo para que ajudem você nesse processo.

Por fim, com essas dicas, evite os erros de quem começa um negócio e faça parte da porcentagem de empresários que deram certo e hoje são um sucesso.

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