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Como fazer o Parcelamento do Simples Nacional.

Como fazer o Parcelamento do Simples Nacional.

Você sabia que é possível para empresas optantes pelo Simples com débitos em aberto realizar o parcelamento do Simples Nacional?

Mas vamos explicar por partes, primeiramente, qual a finalidade desse parcelamento?Empresas que possuem guias em atraso, ficam sujeitas a uma série de penalidades, desde juros e multas até a exclusão do Simples Nacional e o encerramento do CNPJ.Para evitar a dor de cabeça e conseguir negociar seus débitos com a receita uma alternativa é o parcelamento dessas pendências em aberto.

Como funciona o Parcelamento do Simples Nacional?

Qualquer empresário enquadrado no Simples pode realizar o parcelamento, mas é importante estar atendo as regras:

  • Podem ser feitas no máximo 60 parcelas;
  • O valor mínimo de cada prestação é de R$300,00 ;
  • O sistema calcula automaticamente o valor mínimo, ou seja, o empresário não pode optar pela quantidade máxima de parcelas;
  • Existe um acréscimo de juros, com base na taxa Selic;
  • A primeira parcela precisa ser quitada dentro do mês em que a negociação foi requerida;
  • As demais parcelas podem ser quitadas até o último dia de útil de cada mês.

Como solicitar o Parcelamento do Simples Nacional?

Fazer o processo é muito fácil e você pode realizá-lo pela internet, mas lembre-se de pedir a orientação do seu contador.

  • Acesse o site do Simples Nacional;
  • Clique em “Simples – Serviços”;
  • Na sequencia clique em “Parcelamento – Simples Nacional”;
  • Faça login com o seu Certificado Digital ou código de acesso;
  • Clique em “Pedido de parcelamento”;
  • Confira todas as condições apresentadas para sua situação e confirme para aderir ao parcelamento.

É importante ressaltar que o pedido só é efetivado após o pagamento da primeira parcela da negociação.

Renegociação do Simples em 2022

As consequências decorrentes a dois anos convivendo com a crise do Covid19 continuam afetando o micro e pequeno empresário, muitos deles ainda estão com dívidas e desejam colocá-las em dia. As empresas que fazem parte do Simples Nacional continuam tentando regularizar seus débitos.

Com isso em mente, o Governo Federal estendeu o prazo para renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas até o dia 31 de Outubro às 19h.

Quais as condições para a negociação?

São duas possibilidades: a Transação de pequeno valor, que abrange dividas ativas até o dia 31 de Dezembro de 2021.

E o Programa de regularização, que por sua vez inclui quem tem contas inscritas até o dia 30 de Junho de 2022.

Escolhendo a transição de pequeno valor, você pode pagar uma entrada de 1% do valor e parcelar em até 57 meses, com descontos de até 40%. Apenas aqueles que têm um débito igual ou inferior a 60 salários mínimos podem realizar esse tipo de negociação.

Já para regularização está sendo oferecido um desconto de até 100% dos juros, multas e encargos legais. O prazo para que a empresa quite suas pendências é de ate 120 meses, com a entrada de 1% do valor total em aberto, com parcelas de até 8 meses.

Para qualquer que seja a forma escolhida para se regularizar, a parcela deverá ser superior a $25 para MEIs e a R$100 pra micro e pequenas empresas.

Como aderir a renegociação?

  • Acesse o site REGULARIZE
  • Clique no menu “Negociar dívida”
  • Clique na opção “Acesso ao sistema de negociações”
  • Escolha sua modalidade e siga as instruções no site.

Conte com o Senhor Contábil! Somos especialistas em contabilidade online para micro e pequenas empresas, com um time de contadores prontos para te apoiar em cada etapa do seu negócio!

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