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Benefícios

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Entenda como o Certificado Digital A1 pode transformar sua gestão empresarial, oferecendo segurança, conformidade e eficiência nas transações online.
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Segurança Reforçada

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Com um certificado digital você protege suas transações eletrônicas contra fraudes e vazamentos de dados.

Conformidade Legal

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Mantenha sua empresa em dia com as obrigações legais, evitando multas e complicações.

Gestão Simplificada

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Assine documentos digitalmente e realize operações online com mais agilidade e menos burocracia.

Redução de custos

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O certificado digital permite otimizar seus processos e eliminar a necessidade de papel.

desenho de mulher indo trocar de contador e optando pela contabilidade online
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Para sua empresa

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É a solução destinada a pessoas jurídicas e atrelado ao CNPJ.
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  • Assinatura digital de documentos com validade jurídica
  • Acesso a portais do governo (como da Receita Federal, eSocial) para atender aos compromissos fiscais e legais
  • Transmissão de dados, garantindo a integridade e segurança das informações
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Para você

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Assine documentos com validade jurídica e acesse serviços do governo de forma prática e segura. Tenha seu e-CPF agora e simplifique sua vida online!

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Escolha seu certificado

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Selecione o tipo de Certificado Digital A1 ideal para suas necessidades empresariais.

Complete o cadastro

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Preencha um formulário simples com suas informações e da sua empresa.

Validação online

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Faça a validação das informações fornecidas através de um processo rápido e seguro online.

Emissão do certificado

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Após a validação, seu Certificado Digital A1 é emitido e disponibilizado para uso imediato.

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Quais os documentos que preciso para tirar o certificado?

Para o E-CPF:

➡️ CNH física ou CNH digital em PDF.
➡️ Endereço completo com CEP

Para o E-CNPJ:

➡️ CNH física ou CNH digital em PDF.
➡️ Contrato Social da empresa, requerimento do empresário, certificado de MEI, estatuto, etc.

*A CNH é fundamental para a emissão por videoconferência. Caso não tenha CNH a emissão precisará ser feita presencialmente ou que o cliente já tenha feito algum Certificado Digital anteriormente para que possa ser utilizado outro documento de identificação como: RG, Carteira profissional (OAB, CRM, CRC…), Passaporte, RNE, etc.

Para que a empresa precisa de certificado digital?

Quando falamos em certificado digital, empresas podem utilizá-lo para assinar e emitir documentos, além de ser usado também em transações para que elas tenham validade jurídica.

Alguns exemplos de uso de certificado digital para empresas:

  • Emissão de documentos fiscais;
  • Assinar NF-e;
  • Assinar escriturações contábeis;
  • Fazer logins em ambientes governamentais, como SEFAZ.

Quanto custa um certificado digital para CNPJ?

Adquira o seu certificado digital para empresa com planos a partir de R$ 188,00 por ano. Encontre também certificado para pessoa física a partir de R$ 155,00 ao ano.

É obrigatório ter certificado digital CNPJ?

O certificado digital para empresa é exigido para utilizar o e-Social e para emitir NF-e. Portanto, todos os negócios que emitem NF-e devem ter o certificado digital CNPJ.

Além disso, a obrigatoriedade se estende a empresas sob o regime do Simples Nacional.

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Até 2 sócios
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Cobrado à parte
  • Sem emissão de Nota Fiscal
no mês

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Dúvidas Frequentes

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Encontre respostas aqui.

O que é o Certificado Digital e-CPF?

O Certificado Digital e-CPF representa a assinatura digital de pessoas físicas. Essa assinatura suspende a ida aos cartórios, pois tem validade jurídica em todos os documentos em que tiver a assinatura do mesmo. Por meio dessa certificação, pessoas físicas podem assinar, emitir e liberar diversos documentos digitalmente. Algumas das principais utilidades do certificado de pessoa física são:

  • Acessar o eSocial
  • Acessar o e-CAC
  • Consultar dados do IRPF
  • Acessar ao Receitanet
  • Acessar o SIOPS
  • Assinar a escrituração contábil e fiscal
  • Realizar transações de FGTS e Previdência Social
  • Enviar e fazer retificações
  • Aderir ao cadastro positivo
  • Acessar ao SISPROUNI
  • Utilizar o e-DOC
  • Assinar prontuários eletrônicos
  • CEBAS
  • Assinatura de Contratos
  • Siscomex
  • Comprasnet
  • SPED
  • Serviços da Receita Federal
  • Acessar o e-CNH
  • Obter e-Saúde

Quais os principais benefícios do Certificado Digital e-CPF?

Validade Jurídica: Com a instituição da Lei 12.682, de 12 de julho de 2012, o certificado digital passou a ter validade jurídica em todo o território nacional. A partir dessa legalização, extinguiu-se a necessidade de registrar em cartório os documentos assinados digitalmente. Essa lei assegura o amparo legal de todos os documentos assinados eletronicamente por meio da certificação digital. Assim permite elevar o grau de confiabilidade nesses processos feitos em ambientes virtuais.

Segurança em Transações Eletrônicas: Garante a integridade e a confidencialidade das informações transmitidas em transações eletrônicas, evitando fraudes e interceptações.

Acesso a serviços governamentais: facilita o acesso a serviços governamentais online, simplificando processos burocráticos e proporcionando maior eficiência.

Agilidade em processos empresariais: simplifica e acelera processos empresariais, como emissão de notas fiscais eletrônicas, contratos, procurações e outros documentos importantes.

Quem precisa de uma certificação digital e-CPF?

Como o Certificado Digital representa uma assinatura digital com validade jurídica, para pessoas físicas ele é utilizado para identificação e assinaturas de documentos de qualquer local do mundo. Pessoas físicas utilizam o certificado para acessos a serviços eletrônicos governamentais, negociações via internet e para diversas transações bancárias.

Como fazer um Certificado Digital e-CPF?

  1. Para a emissão do seu Certificado Digital você deve escolher uma empresa Certificadora autorizada pelo governo, como a SR Certificado Digital. Esta auxiliará na escolha do melhor tipo e modelo de certificado para o seu caso;
  2. Após isso, agenda-se uma videoconferência de validação de dados com tempo estimado de 10 minutos;
  3. O cliente envia os documentos necessários (solicitados pelo agente de registro no dia do agendamento);
  4. O boleto é liberado para pagamento;
    Gera-se o protocolo e é enviado o link no e-mail do cliente no horário agendado;
  5. Realiza-se a videoconferência e o certificado fica pronto no mesmo dia.

Qual o prazo de emissão do e-CPF?

Após a videoconferência, o Certificado Digital e-CPF no modelo A1 leva até 24 horas para ser aprovado.

Como instalar o e-CPF?

Você vai instalar o assistente de certificado digital* em seu computador.

Após a instalação você irá abrir o programa instalado, e colocar o número do seu protocolo e CPF.

Vai seguir os passos de instalação do arquivo em sua máquina, e finalizando esse processo, será gerado um arquivo em formato de um envelope branco com uma chave dourada.

Clique nesse ícone e realize a instalação do certificado em sua máquina. Ele irá pedir que faça uma nova senha de backup (coloque uma senha de fácil memorização). Feito isso, o certificado já estará instalado em sua máquina.

*A autoridade de registro envia o assistente de certificado no e-mail do cliente.

Algumas observações importantes:

  • O certificado pode ser usado em mais de uma máquina, é só instalar o PFX no computador que desejar.
  • A primeira instalação tem que ser feita sempre em uma máquina que possua Windows 10.
  • Funciona em Macbooks e sistema Linux apenas quando enviado o PFX para eles.
  • Não é possível fazer a instalação em Smartphones/ Tablets.

Qual a diferença entre assinatura digital e-CPF e assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica pode ser feita em qualquer computador ou dispositivo eletrônico. Não exige registro algum e pode ser facilmente modificada.

Já a assinatura digital é uma assinatura registrada pelo titular do certificado digital e é utilizada para assinar documentos por meio dele. O uso de senha com algoritmos matemáticos e recursos de criptografia garante a autenticidade desses documentos, essa segurança é permeada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). A utilização dessa tecnologia possibilita identificar cada usuário do certificado, além dos documentos autenticados, mesmo que sejam feitos a distância. Esse fator confere legitimidade e credibilidade aos documentos digitais assinados.

O que é o certificado digital tipo A1?

O certificado A1 é uma ferramenta que é instalada no computador da empresa para viabilizar a assinatura de documentos digitais, como notas fiscais, declarações contábeis e outros documentos.

O que precisa para adquirir certificado digital e-CPF?

Para adquirir o Certificado Digital e-CPF é necessário que o cliente apresente documentos originais e conservados. No momento da videoconferência ou no posto de atendimento também será feita a coleta da biometria digital e facial.

Documentações aceitos e necessários:

  • RG e CPF;
  • CNH;
  • DNI;
  • Documentos eletrônicos de validade nacional (e-CNH / e-Título);
  • Passaporte, se for brasileiro;
  • Carteiras de Conselho de Classe, como, por exemplo: OAB, CREA, CRC, CRM.

O nome registrado nos documentos apresentados precisa ser idêntico ao cadastrado na Receita Federal.

O que é o Certificado Digital e-CNPJ?

O Certificado Digital e-CNPJ representa a assinatura digital de pessoas. Essa assinatura suspende a ida aos cartórios, pois tem validade jurídica em todos os documentos em que tiver a assinatura do mesmo. Por meio dessa certificação, profissionais liberais ou corporações podem assinar, emitir e liberar diversos documentos digitalmente. Além disso, pode-se assinar declarações e cumprir obrigações impostas pela legislação brasileira. Algumas das principais utilidades do certificado de pessoa jurídica são:

  • Acessar o e-CAC
  • Emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e)
  • Cadastrar, cancelar e consultar procuração no e-CAC
  • Acessar ao Receitanet
  • Acessar o Conecvidade Social ICP
  • Emitir e parcelar a DAS
  • Emitir e Retificar o Redarf
  • Utilizar o GESP
  • Realizar transações no SISPROUNI
  • Emitir declaração do CAGED
  • Assinar Escrituração Fiscal
  • Declarar o DMED
  • Cadastrar no INPI
  • Acessar o CNES
  • CEBAS
  • Solicitar financiamento no Finep
  • Assinatura de Contratos
  • Serviços da Receita Federal
  • CT-e
  • Enviar a DIPJ

Quais os principais benefícios do Certificado Digital e-CNPJ?

Validade Jurídica: Com a instituição da Lei 12.682, de 12 de julho de 2012, o certificado digital passou a ter validade jurídica em todo o território nacional. A partir dessa legalização, extinguiu-se a necessidade de registrar em cartório os documentos assinados digitalmente. Essa lei assegura o amparo legal de todos os documentos assinados eletronicamente por meio da certificação digital. Assim permite elevar o grau de confiabilidade nesses processos feitos em ambientes virtuais.

Segurança em Transações Eletrônicas: Garante a integridade e a confidencialidade das informações transmitidas em transações eletrônicas, evitando fraudes e interceptações.

Acesso a serviços governamentais: facilita o acesso a serviços governamentais online, simplificando processos burocráticos e proporcionando maior eficiência.

Agilidade em processos empresariais: simplifica e acelera processos empresariais, como emissão de notas fiscais eletrônicas, contratos, procurações e outros documentos importantes.

Declarações Fiscais: agiliza o processo de entrega de declarações fiscais e outros documentos exigidos pelos órgãos fiscais, proporcionando segurança e conformidade legal.

Quem precisa de uma certificação digital e-CNPJ?

No âmbito jurídico, empresas de Lucro Presumido, empresas com funcionários e Microempreendedores Individuais (MEI), precisam do certificado digital para declarações mensais e anuais exigidas pela Receita Federal, emissão de declarações dos empregados e emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e).

Como fazer um Certificado Digital e-CNPJ?

Para a emissão do seu Certificado Digital você deve escolher uma empresa Certificadora autorizada pelo governo, como a SR Certificado Digital. Esta auxiliará na escolha do melhor tipo e modelo de certificado para o seu caso.

  • Após isso, agenda-se uma videoconferência de validação de dados com tempo estimado de 10 minutos;
  • O cliente envia os documentos necessários (solicitados pelo agente de registro no dia do agendamento);
  • O boleto é liberado para pagamento;
  • Gera-se o protocolo e é enviado o link no e-mail do cliente no horário agendado;
  • Realiza-se a videoconferência e o certificado fica pronto no mesmo dia.

Qual o prazo de emissão do e-CNPJ?

Após a videoconferência, o Certificado Digital e-CNPJ no modelo A1 leva até 24 horas para ser aprovado

Como instalar o e-CNPJ?

Como instalar o e-CNPJ?
Você vai instalar o assistente de certificado digital* em seu computador.

Após a instalação você irá abrir o programa instalado, e colocar o numero do seu protocolo e CPF.

Vai seguir os passos de instalação do arquivo em sua máquina, e finalizando esse processo, será gerado um arquivo em formato de um envelope branco com uma chave dourada.

Clique nesse ícone e realize a instalação do certificado em sua máquina. Ele irá pedir que faça uma nova senha de backup (coloque uma senha de fácil memorização). Feito isso, o certificado já estará instalado em sua máquina.

*a autoridade de registro envia o assistente de certificado no email do cliente.

Algumas observações importantes:

  • O certificado pode ser usado em mais de uma máquina, é só instalar o PFX no computador que desejar.
  • A primeira instalação tem que ser feita sempre em uma máquina que possua Windows 10.
  • Funciona em Macbooks e sistema Linux apenas quando enviado o PFX para eles.
  • Não é possível fazer a instalação em Smartphones/ Tablets.

Qual a diferença entre assinatura digital e-CNPJ e assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica pode ser feita em qualquer computador ou dispositivo eletrônico. Não exige registro algum e pode ser facilmente modificada. Já a assinatura digital é uma assinatura registrada pelo titular do certificado digital e é utilizada para assinar documentos por meio dele. O uso de senha com algoritmos matemáticos e recursos de criptografia garante a autenticidade desses documentos, essa segurança é permeada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). A utilização dessa tecnologia possibilita identificar cada usuário do certificado, além dos documentos autenticados, mesmo que sejam feitos a distância. Esse fator confere legitimidade e credibilidade aos documentos digitais assinados.

O que precisa para adquirir certificado digital e-CNPJ?

Para adquirir o Certificado Digital e-CPF é necessário que o cliente apresente documentos originais e conservados. No momento da videoconferência ou no posto de atendimento também será feita a coleta da biometria digital e facial.

Documentações aceitos e necessários do representante legal da empresa:

  • RG e CPF;
  • CNH;
  • DNI;
  • Documentos eletrônicos de validade nacional (e-CNH / e-Título);
  • Passaporte, se for brasileiro;
  • Carteiras de Conselho de Classe, como, por exemplo: OAB, CREA, CRC, CRM.

O nome registrado nos documentos apresentados precisa ser idêntico ao cadastrado na Receita Federal

Documentações necessárias e aceitas da empresa:

  • Contrato Social da Empresa, Estatuto, Requerimento de empresário ou MEI- Certidão de Microempreendedor Individual registrados nos órgãos competentes.

Para a emissão do certificado digital é obrigatória a presença do responsável legal da empresa cadastrado na Receita Federal

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Conteúdo

  • 1 Conhecendo os tipos de mídias
  • 2 e- CNPJ
  • 3 e- CPF
  • 4 NF-e – Envio de Notas fiscais eletrônicas
  • 5 Qual é o melhor tipo de certificado digital?

Provavelmente você já deve saber o que é certificado digital, certo? Porém você conhece os tipos de certificados existentes? Fique tranquilo que nós podemos te ajudar. Confira no artigo abaixo:

 

Conhecendo os tipos de mídias

Antes de aprofundarmos no assunto dos tipos de certificados, é importante esclarecer anteriormente sobre os tipos de mídias utilizadas para armazenar o mesmo. Elas se diferem de acordo com a sua aplicação e também níveis de segurança criptográfica.

Através delas, é perfeitamente possível assinar documentos e assegurar sigilo do conteúdo.

No entanto, as mais utilizadas é o TIPO A, e que se subdividem em mídia A1 e A3. Conheça as diferenças:

-Mídia A1 – Seria uma espécie de mídia arquivo ou programa a ser instalado. Tem validade de 1 ano, onde é guardado no próprio computador do usuário.Ou seja, não necessita de pen drive ou cartão para acessar.

-Mídia A3 – Já o tipo A3, possui validade de 3 anos e fica armazenado em um cartão com chip ou token (pen drive específico de certificação digital). O tipo A3 em cartão pode ser acessado através de uma leitora específica, (geralmente vem junto com o cartão), já o tipo A3 em token pode ser usado em qualquer computador.

Agora que você já sabe os tipos de mídias que permitem o acesso e uso do seu certificado, vamos entender melhor em que situações o certificado digital deve ser utilizado, falando mais sobre os diferentes tipos de certificados existentes:

 

e- CNPJ

Este tipo de certificado é próprio para pessoa jurídica que possui um CNPJ.

As empresas possuem uma infinidade de obrigações legais a serem cumpridas, para conseguir realizar as transações com mais praticidade no ambiente virtual e com validade jurídica. O representante legal da companhia na Receita Federal deve fazer a emissão do e- CNPJ.

A escolha do tipo de certificado vai depender do porte e necessidade da empresa. No caso do certificado e-CNPJ. As empresas podem utilizar para as seguintes operações:

-Acessar o Receitanet; -Acessar, cadastrar, cancelar e consultar no e-CAC; -Emitir e parcelar DAS; -Cadastrar o DMED ( profissionais na área da saúde); -Usar o GESP; -Acessar o ICP; -Emitir declaração no CAGED; -SPED – Assinar escrituração fiscal; -Acessar o CNES; -Cadastrar no INPI; -CT-e -Enviar DIPJ; -Acessar serviços na Receita Federal; -Assinar contratos de câmbio; -Emissão de REDARF; -CEBAS; -Usar o Sisprouni; -Solicitar financiamentos no FINEP; -DOI ( Declaração sobre Operações Imobiliárias); -SISCOMEX;

 

e- CPF

O certificado e-CPF já é voltado para pessoas física, ou seja, qualquer cidadão, que não possui um CNPJ. No caso, é mais indicado para os autônomos e profissionais liberais.

Este certificado permite que uma pessoa física também possa validar documentos judicialmente no ambiente online. Esse certificado pode ser usado para inúmeras transações, são elas:

-Acessar o Receitanet; -Entrar no e-CAC; -CEBAS; -Aderir o cadastro positivo; -Acessar o e- CNH; -Consultados informações no IRPF ( Imposto de Renda Pessoa Física); -Usar o e-DOC; -Assinar escrituração contábil e fiscal; -SPED; -SISCOMEX; -Realizar transações de FGTS e Previdência Social; -Serviços da Receita Federal; -Obter o e- CRM; -Acessar o CAGED

 

NF-e – Envio de Notas fiscais eletrônicas

O Tipo de certificado NF-e é exclusivo para uso de envio e emissão de notas fiscais eletrônicas. O certificado digital deve ser usado para empresas assinarem e enviarem as notas fiscais para a Secretaria da Fazenda.

Os serviços que podem ser utilizados através deste tipo, são:

-Emitir o DANFE -CT-e -Nota Fiscal Paulista, Goiana, Gaúcha, etc… -Emitir manifestação de destinatário -Obtenção do GED

O processo do envio de notas através do certificado digital elimina a burocracia, escrita manual e o vai vem de papéis a contabilidade, pois os arquivos ficam todos salvos em pastas.

Além disso, facilita a fiscalização do governo referente ao pagamento de impostos nas empresas.

Qual é o melhor tipo de certificado digital?

Na realidade não existe um melhor tipo de certificado, o que existe é aquele melhor tipo que se encaixa com as necessidades da sua empresa.

Tanto o A1 como o A3 são seguros, entretanto, o A3 ainda oferece mais vantagens devido a possibilidade de usá-lo em qualquer computador, além disso, ele se torna mais inviolável, já que os arquivos ficam dentro de um token ou cartão. O A3 tem uma validade mais estendida, o que não exige renovação anual. A validade do A1 é de 1 ano, portanto, a renovação é mais frequente.

Para escolher o melhor tipo, seja e-CNPJ, NF-e ou e-CPF, é fundamental avaliar qual deles atende suas necessidades e exigências. A assinatura digital é aceita por todos os órgãos públicos, bancos, inclusive, em tribunais como uma legítima validação de identidade por parte de quem as detém.

Para saber qual o melhor para o seu negócio é imprescindível dispor de uma boa assessoria jurídica, pois somente o contador poderá te informar o qual o melhor para o dia a dia da sua empresa.

Lembrando também que muitos destes serviços e declarações deverão ser acessados pelo seu contador.

Gostou do nosso artigo e tem mais dúvidas a respeito deste assunto! Envie suas dúvidas para nós ou fale diretamente com um de nossos atendentes. Com certeza ficaremos felizes em poder te ajudar!

 

Confira também: Quais os tipos de regime tributários e como impactam a empresa?

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