Conteúdo
Freelancer é uma palavra em Inglês que denomina o profissional autônomo, ou seja, sem nenhum vínculo empregatício com a empresa para quem fornece um serviço.
Com o avanço da tecnologia, muitos profissionais estão deixando seus cargos em empresas para atuar ” home Office”, a vantagem é que ele pode atender diversas empresas , sem a ” carteira assinada”.
Inúmeras profissões possibilitam essa opção. A exemplo disso estão: Programadores, designers, profissionais de marketing, redatores, fotógrafos, vendedores, consultores, entre outros. Mas, será que trabalhar com freelancer vale a pena para as empresas?
Quais as vantagens de contratar um freelancer?
Nos últimos anos muitas empresas tem optado na contratação de freelancer ao invés de registrar os funcionários em carteira. Geralmente, isso é feito para projetos sazonais, ou seja, que não são costumeiros na atividade da empresa.
Vale a pena trabalhar com freelancer em algumas situações, as principais vantagens são:
1- Ganho de agilidade
Quando a empresa tem urgência em algum projeto, ela pode contratar um profissional que se dedique somente a isso por um determinado tempo. No geral, os funcionários que já estão na empresa estão atarefados com outras atividades e não conseguem desenvolver outro trabalho devido a falta de tempo.
Um freelancer pode atender a necessidade da empresa para aquele momento, negociar um valor somente para esse trabalho e estipular um prazo que seja bom para ambos os lados.
Desse modo, a empresa não precisa mover nenhum colaborador de suas habituais funções.
2- Encargos menores
O fato do freelancer não ter nenhum vínculo empregatício com a empresa é um grande diferencial. Isso quer dizer que a empresa não precisa pagar férias, 13º, FGTS, INSS, vale transporte, vale refeição e salário fixo, pois os valores pagos são negociados mediante projeto realizado.
3- Profissionais especializados
Existe uma grande variedade de excelentes profissionais que atuam como freelancers em suas áreas. Portanto, fica mais fácil encontrar aquele que vai atender prontamente a necessidade de sua empresa.
Trabalhar com freelancer vale a pena quando sua empresa necessita de expertise em algum setor, a contratação de um funcionário fixo se torna inviável e oneroso, especialmente quando o projeto é circunstancial.
Quais as desvantagens de contratar um freelancer para sua empresa?
O freelancer não é seu funcionário, ele é um prestador de serviços, talvez, algumas empresas vêem problemas nisso, por isso, acabam encarando como uma desvantagem.
No entanto, em alguns casos pode haver alguns problemas, confira:
1- A empresa não pode controlar seus horários e atividades
O freelancer é um profissional autônomo, portanto, a empresa não pode ditar horários de trabalho e muito menos controlar o passo da suas atividades. No geral, a contratante tem acesso apenas nos resultados, que muitas vezes podem não ser satisfatórios.
As empresas precisam ter cuidado na contratação de freelancer para evitar surpresas, especialmente no que diz respeito à prazos, alguns não possuem comprometimento, portanto, é ideal pesquisar muito e até mesmo pegar boas indicações.
2- Impostos
Contratos como PJ ou PF incidem em tipos de impostos diferentes.
Quando o freelancer com contrato PJ emite uma nota fiscal, ele mesmo paga os impostos, mas se o profissional for PF, pode custar caro para a empresa, pois a incidência de ISS tende a chegar a 20%.
3- Questões trabalhistas
Quando um freelancer é contratado para atividades contínuas dentro da empresa, isso pode gerar riscos trabalhistas, pois tem chances de virar um processo de vínculo empregatício.
Esses riscos podem aumentar ainda mais, caso a empresa tenha controle sobre o horário e atividades do freelancer.
A empresa precisa diferenciar um freelancer de um funcionário, são posições totalmente diferentes.
Em suma, trabalhar com freelancer vale a pena, desde que seja para atividades consideradas do ” meio”, pois a legislação brasileira não permite a contratação de freelancers para atividades consideradas o ” escopo” principal da empresa.
Embora exista os prós e os contras, contratar um freelancer é vantajoso para serviços pontuais, onde a empresa precisa de um profissional para executar algum projeto específico.
Se tiver dúvidas, fale com o Senhor Contábil, escritório de contabilidade online. Os profissionais podem fornecer toda a assessoria para sua empresa não ter problemas com questões trabalhistas.
Postagens recentes
Tags
- Fator R
- Corretores de Imóveis
- comércio
- dentista
- advogados
- prestador de serviços
- Contrato de prestação de serviços
- Como elaborar contratos
- Prestação de contrato
- infoproduto
- trabalho remoto no exterior
- lucro presumido
- IMPRESSÃO DE CNPJ
- inscrição municipal
- auditoria contábil
- consultoria contábil
- contrato social da empresa
- imposto PJ
- contabilidade para profissionais liberais
- endereço fiscal
- documentos comprobatórios
- balanço patrimonial
- cnpj inapto
- omisso de dirpf
- quanto custa abrir um cnpj
- como abrir uma empresa online
- documento de constituição da empresa
- CNPJ
- escritório de contabilidade online
- Fiscal
- cartão cnpj
- abertura de empresa
- dicas contábil
- inss
- Simples Nacional
- rotina contábil
- empreendedorismo
- Regime Tributário
- empreendedor
- MEI
- CNAE
- abrir empresa
- abrir cnpj
- Contabilidade
- contabilidade online