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Todas as empresas que desejam alcançar resultados no mercado precisam realizar um planejamento estratégico. Ele permite que a empresa foque seus esforços no que realmente é importante, mas sempre se ajustando à realidade atual.
Prever metas e objetivos dentro do cenário real, bem como promover uma comunicação mais clara entre os gestores, colaboradores e clientes são as principais ações de quem realiza planejamentos.
Como fazer um planejamento estratégico?
Tudo o que é bem feito, é planejado. Não adianta querer fazer ao contrário, pois deixar as coisas acontecer naturalmente no mundo dos negócios é uma péssima ideia.
Um plano sempre precisa considerar diversos detalhes, especialmente a definição de metas, análise do mercado e indicadores de resultados. É fundamental que a empresa compreenda “onde está”, “onde quer ir” e “o que fazer para chegar lá”.
O começo de toda elaboração do planejamento estratégico pode estar nas respostas dessas indagações. O próximo passo é começar a implementação do projeto sempre dentro da realidade da empresa.
Algumas dicas podem ajudar, confira!
Entenda as limitações da empresa
É incerto começar um planejamento estratégico pela definição de metas. É claro que a empresa quer resultados o mais rápido possível, entretanto, o primeiro passo é compreender qual é o calcanhar de Aquiles da companhia.
Ou seja, o seu ponto fraco que pode prejudicar o andamento do processo. Pode ser: Equipe de profissionais insuficiente, falta de recursos, logística complicada, entre outros.
Quando a empresa compreende a realidade do seu negócio, a definição de metas é feita com os pés no chão. Isso quer dizer que as metas devem ser coerentes com a realidade, caso contrário, os problemas de projetos mal direcionados podem começar a surgir.
Prudência é fundamental, portanto, comece avaliando as condições internas e externas do negócio e responda às seguintes questões:
- Quais são os pontos fortes da empresa?
- Quais são as fraquezas do negócio?
- Quais as oportunidades que a empresa tem para conseguir atingir os objetivos?
Quando se fala em condições externas, precisa-se avaliar as crises do mercado, taxa de juros, entre outros fatores.
Confira também: Descubra o Ponto de Equilíbrio da sua empresa!
Imponha metas
Depois de analisar o terreno onde sua empresa está pisando, conhecer os pontos fracos e fortes e principalmente entender suas limitações chegou a hora de traçar as metas.
É nessa hora que entram os objetivos da empresa, onde ela quer chegar e dentro de qual período deseja fazer isso.
O planejamento estratégico pode ser feito a curto, médio e longo prazo, essa definição será feita mediante as informações que foram coletadas da empresa.
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Estipule as estratégias e ações que serão utilizadas
É essencial anotar quais serão as medidas que a empresa vai tomar para conseguir chegar no tão sonhado objetivo. Uma coisa é traçar as metas, a outra bem diferente é realizar ações que farão a empresa realmente atingir o que tanto almeja.
Vamos a um exemplo prático:
- Meta: Aumentar o faturamento em 15% dentro de 6 meses;
- Estratégia: Investir no aumento de novos produtos para o estoque;
- Ações: Mobilizar a equipe de marketing para implementar novas formas de marketing e treinar a equipe de vendas com novas técnicas de atendimento e fechamento de negócios.
Consegue perceber as diferenças?
É claro que no papel é tudo mais fácil, pois na realidade é preciso analisar todos os custos e a viabilidade do negócio, mas quando chegar nessa etapa, a empresa já vai ter uma vasta ideia de quanto pode e precisa investir.
Deixe toda a equipe por dentro do projeto
Todos os envolvidos precisam conhecer os objetivos da empresa, especialmente os colaboradores. Eles são a engrenagem do negócio, sem o engajamento de todos, dificilmente os gestores conseguirão ver os resultados que tanto querem.
É papel da empresa manter toda a equipe unida e motivada, desse modo, o alcance das metas será um objetivo coletivo.
Confira também: Absenteísmo e rotatividade de pessoal: O que é e como isso pode influenciar a empresa?
Monitore o cronograma estipulado e realize ajustes se necessário
Traçar metas e deixar elas abandonadas não vai levar a empresa a lugar nenhum. É fundamental acompanhar de perto para garantir que tudo está funcionamento adequadamente.
Os líderes dos setores precisam manter a chama dos objetivos acessa e entender que o futuro da empresa depende disso.
O planejamento estratégico é importante, mas sem monitoramento ele poderá não ter sentido nenhum.
Portanto, analise se tudo o que foi planejado está de fato sendo executado e principalmente, se está funcionando.
Caso contrário, não pense duas vezes, estipule melhorias se muitas falhas forem detectadas.
De uma forma resumida, o planejamento estratégico nada mais é do que a seguinte definição.
- Objetivos da empresa
- Avaliação do cenário atual da empresa (análise de pontos fracos e pontos fortes)
- Estratégia
- Ações
- Monitoramento
- Ajustes e melhorias
Na verdade, se trata de um cronograma simples, porém, muito eficaz para conseguir o sucesso. No entanto, é fundamental que os gestores sempre andem com os pés no chão e preparados para guiar o negócio mesmo em um cenário de adversidades.
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