
Conteúdo
- 1 O que é ramo de atividade?
- 2 Quais ramos de atividade existem?
- 3 Exemplos de ramo de atividade
- 4 Como definir o ramo de atividade para abertura de empresa?
- 5 1- Conhecimento no ramo e gosto pela atividade
- 6 2- Avalie o público alvo e a questão da concorrência
- 7 3- Quanto vou precisar para investir no negócio?
- 8 4- Tenha em mente as ameaças para o negócio
Quando uma pessoa decide abrir um novo negócio, a primeira coisa que se deve definir é o ramo de atividade para saber qual área do mercado a sua empresa vai fazer parte.
O ramo de atividade vai determinar qual o mercado consumidor sua empresa vai atender, embora pareça muito simples, a maioria dos empreendedores tem muito dificuldade de fazer essa escolha.
O que na verdade todas as pessoas querem é ” sucesso da empresa ” e ” ganhar dinheiro”, todavia, isso é apenas uma consequência de uma escolha acertada do ramo de atividade.
Continue a leitura e entenda o que é ramo de atividade, quais são eles e como definir o seu!
O que é ramo de atividade?
O ramo de atividade diz respeito à área na qual um negócio pretende atuar. Isto é, se será na área de comércio, indústria ou de serviço.
Cada ramo possui características específicas que abrem um leque de atividades que uma empresa pode exercer.
Veja, abaixo, detalhes sobre a lista de ramos de atividades empresárias!
Quais ramos de atividade existem?
Abrir uma empresa sem a definição do ramo de atividade é um grande erro. Afinal, o empresário precisa saber qual é o público alvo do seu negócio, ou seja, para quem ele vai oferecer seus produtos ou serviços e cobrar por isso.
Os principais ramos de atividades que existem são:
Comércio
Empresas nesse ramo atividade atendem o consumidor final, que é aquele que compra produtos para uso pessoal.
No geral, essas empresas compram de outros fornecedores e revendem. Alguns exemplos são lojas de roupas, calçados, acessórios, supermercados, lojas de produtos naturais, lojas de brinquedos, loja de móveis, etc.
Indústria
Empresas do ramo de atividade industrial criam produtos a partir de uma matéria-prima e depois fornecem esses produtos para outras empresas que podem ser lojas do comércio, setor corporativo, entre outros.
Isto é, para um negócio ser do ramo industrial ele deve atuar alterando insumos a fim de gerar um item para ser vendido ou consumido.
Prestação de serviços
Nesse caso, as empresas apenas prestam serviços, não vendem nenhum tipo de produto. O objetivo, portanto, é a venda de mão de obra.
Todas as atividades que fazem parte desses 3 setores são cadastradas no CNAE, é uma forma que a Receita Federal possui para classificar o seu ramo de atividade. A classificação de atividades econômicas ( CNAE) é registrada juntamente com o CNPJ da empresa.
Exemplos de ramo de atividade
Para exemplificar melhor, separamos uma lista de ramos de atividades empresárias de acordo com cada setor:
Comércio
Ao optar por comércio, uma empresa pode atuar com a venda de:
- Cosméticos (perfumaria);
- Vestuário (boutique);
- Remédios (farmácia);
- Alimentos (supermercado ou restaurante);
- Ferramentas (ferragem).
Indústria
Por outro lado, se o negócio for do ramo industrial pode fabricar itens como:
- Laticínios;
- Calçados;
- Veículos;
- Móveis;
- Roupas.
Serviço
Por fim, ao definir o ramo de serviços como atividade, uma empresa pode prestar serviços de:
- Lavanderia;
- Manicure;
- Cabeleireiro;
- Borracharia;
- Agência de marketing;
- Contabilidade.
Lembre-se de que a lista de ramos de atividades empresárias é extensa. Acima separamos apenas alguns exemplos de atuação que um negócio pode ter.
Como definir o ramo de atividade para abertura de empresa?
Escolher o ramo de atividade pode ser um desafio, mas algumas questões devem ser levadas em conta para que essa definição tenha bons resultados, confira:
1- Conhecimento no ramo e gosto pela atividade
Diz o ditado que ” conhecimento vale mais do que dinheiro”. De fato, a abertura de uma empresa gera o ônus e o bônus, então é preciso gostar do ramo de atividade que vai atuar, pois é fundamental estar preparado para enfrentar os desafios do setor.
Se você tiver conhecimento necessário para abrir a empresa e gostar muito da atividade, vá em frente.
2- Avalie o público alvo e a questão da concorrência
Quem são seus potenciais clientes? Onde eles estão? Como elaborar estratégias de comunicação com eles?
Verifique se há muita concorrência e como ela se comporta diante dos clientes. Faça planos para se destacar diante disso.
3- Quanto vou precisar para investir no negócio?
Coloque na ponta do lápis o capital de investimento necessário para consolidar o negócio. Comece pela parte documental, estrutura física da empresa, equipamentos, móveis, estoque ( se for venda de produtos) equipe especializada, marketing e giro.
4- Tenha em mente as ameaças para o negócio
Tente não seguir para o lado de empresas ” modinhas”, o primeiro passo para o sucesso é verificar que o ramo de atividade escolhido é uma tendência do setor para os próximos anos, afinal, você quer que o seu negócio seja duradouro.
Avalie se no futuro os consumidores podem deixar de adquirir os produtos os serviços da sua empresa devido a mudanças de hábitos ou se outros concorrentes podem anular o que você oferece.
É fundamental ter uma ampla visão do negócio, um exemplo disso, foi a febre das paletas mexicanas em todo País, um negócio que durou 2 anos e depois disso, a maioria das paleterias fecharam.
A definição do ramo de atividade para abertura de empresa merece muita atenção na elaboração do seu plano de negócios. Pesquise bastante e conte com o escritório de contabilidade online Senhor Contábil para colocar as ideias do papel, na prática.
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