Conteúdo
No último dia 1º de dezembro a Receita Federal lançou um aplicativo para padronizar a emissão da NFS-e, Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, no Brasil . Uma novidade com potencial de produzir grandes mudanças na rotina dos prestadores de serviços, das administrações municipais e dos profissionais do setor contábil.
Como Baixar o novo app da NF Eletrônica de Serviços
Disponível para as plataformas iOS e Android, o novo app resolve a vários problemas causados pela falta de padronização no setor.
Como funciona o software da Receita Federal
Atualmente muitas prefeituras contam com a sua própria ferramenta de geração de notas fiscais eletrônicas, cada uma com o seu próprio sistema. E muitos municípios brasileiros não dispõem desta tecnologia, mantendo na informalidade os prestadores locais de serviços.
Além disso, essa variedade de ferramentas municipais complica as atividades dos profissionais do setor contábil, pois os softwares de contabilidade não são compatíveis com tantas bases de dados das notas fiscais de serviços dos municípios.
O novo aplicativo deve contornar esses problemas oferecendo uma base única nacional aos prestadores de serviços para a geração de notas fiscais. O novo app estará disponível a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
O uso da ferramenta para a emissão das notas fiscais será facultativo nesse primeiro momento. Mas a partir do dia 3 de abril de 2023 ela será obrigatória para os MEIs prestadores de serviços para as operações entre empresas (conforme determinado pela Resolução CGSN nº 169/2022).
O aplicativo
Entre as suas funcionalidades, o novo app faz a emissão de notas fiscais eletrônicas, permite a consulta a documentos já lançados e a verificação de eventuais registros não transmitidos. De fato, o aplicativo funciona off-line para a geração das notas, porém a transmissão de informações somente é realizada quando há conexão.
O aplicativo é gratuito e tem o acesso protegido por senha ou biometria (quando disponível no aparelho). E ele envia notificações ao aparelho sempre que é confirmada a emissão de uma nova nota fiscal.
Na prática
Para as empresas do setor de contabilidade, como o Senhor Contábil, a nova ferramenta vai proporcionar, sem dúvida, uma maior agilidade na prestação dos seus serviços e ampliar o seu alcance.
Plataforma
Ao dispor de uma plataforma única para importação das informações para as bases da Receita, as empresas contábeis deixam de lidar com tantas ferramentas diferentes de cada prefeitura, cada qual com o seu modo próprio de apuração.
Dessa forma, elas passam a realizar um serviço mais simples e rápido, beneficiando também aos seus clientes.
App Eletrônica de Serviços
O novo padrão nacional para a NFS-e deve promover uma autêntica revolução no setor quando estiver totalmente implementada e ativa. E você, cliente do Senhor Contábil, não precisa se preocupar com as eventuais alterações em sua rotina.
Nós lhe informaremos previamente sobre qualquer mudança nos padrões de emissão de notas fiscais que forem necessários.
Postagens recentes
Tags
- Fator R
- Corretores de Imóveis
- comércio
- dentista
- advogados
- prestador de serviços
- Contrato de prestação de serviços
- Como elaborar contratos
- Prestação de contrato
- infoproduto
- trabalho remoto no exterior
- lucro presumido
- IMPRESSÃO DE CNPJ
- inscrição municipal
- auditoria contábil
- consultoria contábil
- contrato social da empresa
- imposto PJ
- contabilidade para profissionais liberais
- endereço fiscal
- documentos comprobatórios
- balanço patrimonial
- cnpj inapto
- omisso de dirpf
- quanto custa abrir um cnpj
- como abrir uma empresa online
- documento de constituição da empresa
- CNPJ
- escritório de contabilidade online
- Fiscal
- cartão cnpj
- abertura de empresa
- dicas contábil
- inss
- Simples Nacional
- rotina contábil
- empreendedorismo
- Regime Tributário
- empreendedor
- MEI
- CNAE
- abrir empresa
- abrir cnpj
- Contabilidade
- contabilidade online