fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilDepartamento PessoalComo contratar os primeiros empregados da empresa?

Como contratar os primeiros empregados da empresa?

Contratar os primeiros empregados para fazer a locomotiva do seu negócio começar a andar não é uma tarefa tão simples, afinal de contas, é a partir dessa equipe que as outras podem ser formadas.

Além disso, tem a questão dos custos, muitos empreendedores começam a atuar sozinhos nas empresas, mais tarde, eles avaliam a real necessidade de conseguir apoio que inclusive pode ser por vários motivos: Quantidade de clientes maior e por isso uma só pessoa não consegue atender a demanda e também, a necessidade de aplicar novos recursos para acelerar o crescimento do negócio.

Portanto, para contratar os primeiros empregados, acompanhe as dicas abaixo visando tornar esse processo mais rápido e eficiente!

Tenha clareza no perfil da sua empresa

É importante entender alguns aspectos do seu negócio, porque terá que explicar isso aos funcionários que farão parte da equipe. Como por exemplo:

  • Missão;
  • Valores;
  • Objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • Como a empresa trabalha para atrair os clientes e o que pretende fazer para melhorar isso;
  • Se tiver planos de carreira, deixe isso claro;

Os melhores profissionais querem saber onde vão trabalhar e quais são as chances de crescimento deles dentro do negócio. Portanto, a retenção de talentos vai depender do que você tem a dizer sobre a empresa.

Defina o perfil do funcionário que sua empresa precisa

Muitos empreendedores erram quando procuram um “faz tudo” para ser um dos seus primeiros empregados, embora isso seja muito bom para a empresa, infelizmente não é permitido por lei e também, o risco de contratar alguém que não é especializado em nada é grande.

Para escolher certo, o primeiro passo é fazer uma lista de todas as suas atribuições. Coloque tudo o que será sua responsabilidade e principalmente, quais são os conhecimentos necessários que essa área exige.

Inclua a formação acadêmica, características comportamentais e  pessoais.

Realizar um processo seletivo com algumas regras ajudam a conseguir os melhores profissionais do mercado. Portanto, tente padronizar essa etapa.

Apele por indicações, redes sociais ou profissionais de RH especializados

Com o perfil em mãos, está na hora de começar a busca.

Para alguns empresários, as indicações de sua rede contatos funciona melhor, portanto, é hora de acionar e ver se alguém tem um profissional para indicar ao processo seletivo.

As redes sociais, especialmente o Linkedin pode ser de grande ajuda, mas saiba que à partir do momento que você divulgar uma vaga lá, vai receber uma enxurrada de currículos. Esteja preparado!

Outra possibilidade são os profissionais de RH, eles são treinados para coordenar processos de seleção, são as agências, consultorias e Heath Hunter. Eles são conhecidos por realizar o processo seletivo completo, somente depois, enviam os melhores candidatos para as empresas selecionarem.

No entanto, tudo isso tem um custo para a empresa, então, é importante avaliar essa questão.

Faça boas entrevistas

Nessa altura você já possui alguns candidatos para realizar a seleção. Essa é hora de conhecer um pouco mais sobre eles, avaliar alguns aspectos pessoais como:

  • Pontualidade
  • Como se veste e cuida da sua higiene pessoal
  • Como se comunica
  • Quais são suas expectativas com relação ao trabalho

Tente entender quais são os potenciais do candidato e como ele pode se encaixar no seu negócio. Para isso, faça uma lista com as perguntas e avalie qual deles tem as respostas que mais se encaixem com o perfil do seu negócio.

Não esqueça de avaliar seu formulário de inscrição, cheque os dados e solicite referências dos antigos empregadores.

Em síntese, depois de todas essas etapas para contratar os primeiros empregados da empresa, você certamente vai encontrar a pessoa certa para aumentar a produtividade do negócio.

Mas, não esqueça também de confiar na sua intuição, ela também é importante e o empresário geralmente tem bom faro para saber o que é melhor para sua empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Você conhece as rotinas e obrigações de uma empresa? Conheça 6 dicas para fazer seu negócio dar certo!

Conheça nossos serviços: Abra sua empresa, Trocar de contador ou Migrar de MEI para ME

Soluções para sua empresa

Obrigado por nos contatar!

Entraremos em contato em breve.