Conteúdo
Para muitos empreendedores, ter um sócio é a solução mais viável para iniciar um novo negócio. Os motivos são muitos, desde a parceria nesse começo, como maior aporte de capital para investir.
Na realidade, nem todo tipo de empresa permite a sociedade, por isso, é fundamental fazer essa escolha antes de escolher o enquadramento da empresa, que nesse caso, não pode ser ME e nem MEI.
Quais as vantagens de ter um sócio?
O fato é que existe o seu lado positivo de contar com uma segunda cabeça pensante no negócio, entre seus benefícios estão:
– Junção de conhecimento e habilidades
Cada pessoa tem habilidades próprias, uns tem mais conhecimento em vendas, outros em gestão administrativa e assim por diante. O benefício da sociedade nesse quesito é maior quando cada um dos envolvidos tem qualidades e forças específicas, isso pode somar mais forças e vantagens competitivas para o negócio.
Se por um lado, o empreendedor decidir em não ter sócios, então, ele vai precisar se preparar para adquirir o conhecimento que ele não possui no negócio, pois caberá a ele tomar todas as decisões e assumir as responsabilidades.
– Parceria
Ter um sócio é jamais se sentir sozinho diante de um desafio novo do mercado. Para muitos, é mais facilidade na tomada de decisões e criação de estratégias para a empresa crescer.
– Divisão de investimentos
É necessário recursos para iniciar qualquer negócio, para aqueles que optam em não ter uma sociedade a única solução é ter o valor montante total para colocar a empresa em funcionamento.
Cada enquadramento de empresa exige um certo montante de capital social. Por isso, a solução é analisar o que é mais viável para o empreendedor, muitas vezes, a aliança com outra pessoa pode ser a escolha mais acertada.
– Mais estabilidade
Muitos empreendedores ficam inseguros quando pensam em abrir um negócio sozinhos. O dia a dia realmente exige muito do gestor, em todos os momentos é necessário tomar decisões importantes e na maioria dos casos, ter um sócio pode aliviar bastante essa pressão.
Muitas empresas funcionam bem com o sistema de sociedade, elas crescem em um ritmo satisfatório. Porém, isso nem sempre funciona com todos.
Desvantagens de ter um sócio
Toda escolha tem seu lado positivo e negativo, naturalmente, na questão da sociedade isso não é diferente, confira!
– Desacordos diante de decisões importantes
As pessoas discordam em praticamente tudo, em uma relação de amizade, casamento, relação entre pais e filhos e porque não em uma sociedade?
As pessoas pensam diferentes e na maioria das vezes querem expor o seu ponto de vista. Por isso, é necessário ter em mente que isso pode ocorrer no negócio.
É fundamental que os dois sócios tomem decisões em conjunto, se houver atrito em cada problema da empresa, a situação entre eles pode ficar insustentável e ocorrer até a dissolução da sociedade.
– Controle da empresa é dividido
Nenhum dos dois poderá tomar decisões sozinhos e fazer do seu jeito. As pessoas que gostam de liderar e tomar a frente dos negócios são as que mais tem dificuldades de manter a sociedade, por isso, é indicado que um gestor com essas características nem tente ter um sócio, pois certamente, terá problemas.
Em uma sociedade não há espaço para egocentrismo.
– Problema nas relações pessoais
Misturar a vida pessoal com a profissional é o maior erro que os empreendedores que escolhem a sociedade entre amigos e familiares podem cometer.
Infelizmente, é um risco muito grande da sociedade acabar em brigas, especialmente se for entre família. Então, é necessário ter muita maturidade para evitar que isso aconteça.
Talvez, seja melhor pensar melhor à respeito de uma sociedade entre pessoas conhecidas, especialmente se a relação for especial para você.
Tenha em mente que a sociedade pode atingir um ponto insustentável na relação entre os envolvidos. É comum que algumas dissoluções acabem em brigas na justiça, pois envolve o consenso da outra parte.
Portanto, avalie bem a questão de ter um sócio ou seguir os negócios sozinho. Caso seja inevitável a parceria, procure uma assessoria contábil e de um advogado para se blindar o máximo possível de problemas óbvios.
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Sócio paga dívida da empresa? Entenda até onde vai a responsabilidade
Postagens recentes
Tags
- balanço patrimonial
- darf
- guias de impostos
- lucro presumido
- infoproduto
- omisso de dirpf
- advogados
- Fator R
- Corretores de Imóveis
- comércio
- dentista
- prestador de serviços
- cnpj inapto
- contabilidade para profissionais liberais
- Contrato de prestação de serviços
- Como elaborar contratos
- Prestação de contrato
- documentos comprobatórios
- IMPRESSÃO DE CNPJ
- endereço fiscal
- inscrição municipal
- auditoria contábil
- consultoria contábil
- contrato social da empresa
- imposto PJ
- Senhor Contábil
- Receita Federal
- dicas contábil
- abertura de empresa
- Fiscal
- CNPJ
- escritório de contabilidade online
- inss
- cartão cnpj
- rotina contábil
- Simples Nacional
- empreendedor
- MEI
- empreendedorismo
- Regime Tributário
- abrir empresa
- CNAE
- abrir cnpj
- Contabilidade
- contabilidade online