Empreendedores, sejam eles pequenos ou grandes, enfrentam um dos maiores desafios: planejar o crescimento sustentável do seu negócio ao longo dos anos. Não é uma tarefa simples.
Hoje, existem técnicas que, quando bem aplicadas, permitem que empresários expandam seus negócios de maneira consistente com o passar do tempo. Essas técnicas estão reunidas em um conjunto de ações estratégicas chamadas de Growth Marketing. Você já ouviu falar dessa expressão?
Essas ações do Growth Marketing têm o foco em expandir os negócios no longo prazo. Elas não visam resultados imediatos, mas sim preparam o terreno futuro por onde a empresa vai crescer ao longo dos anos.
Como sabemos, sempre é um grande risco limitar-se às ações de curto prazo da empresa, que atingem as metas do presente, mas geram uma incógnita em seu horizonte. Por isso, com as ações de Growth Marketing, o empresário passa a atuar nas duas frentes: ele busca os resultados imediatos, que são necessários, mas, ao mesmo tempo, pavimenta os objetivos futuros.
Como funciona
Como foi mencionado, o conjunto de ações do Growth apontam para o futuro. Por isso, elas englobam as estratégias de marketing que têm objetivos como:
- Construir relações estáveis e duradouras com os clientes;
- Gerar vendas recorrentes junto à base de clientes já consolidada;
- Reter e fidelizar os clientes atuais;
- Manter essa base engajada e disposta a promover a empresa;
- Ao mesmo tempo, em paralelo, atrair novos clientes para ampliar essa base.
Em poucas palavras, o Growth Marketing pode ser entendido como um conjunto de ações estratégicas que buscam reter os seus clientes e envolvê-los com o seu negócio, transformando-os em consumidores de longo prazo e em promotores da sua marca ao longo do tempo. Tudo isso favorece o crescimento sustentável do seu negócio no longo prazo.
Quais são as vantagens
Focar as ações na satisfação dos clientes atuais é bem mais econômico do que procurar novos clientes. Estudos de marketing estimam que reter um cliente fiel custa cinco vezes menos do que atrair um cliente novo.
Além disso, manter um relacionamento com um cliente já conhecido, que já viveu uma experiência na empresa, é bem mais simples do que atrair um cliente desconhecido, que não conhece a sua empresa e exige um trabalho completo de construção do relacionamento.
Por isso, pode-se afirmar que esse trabalho de relacionamento interpessoal com a base constituída de clientes, que é o fundamento do Growth Marketing, demanda menos tempo e recursos ao empresário. E isso aumenta a eficiência de sua rotina de trabalho, reduzindo o desperdício de energias e de recursos na gestão do seu negócio.
Otimizando a estratégia de Growth Marketing
A base de clientes de uma empresa pode ser bastante diversificada. Com pessoas das mais diferentes idades, níveis de renda, gênero etc. Para otimizar as ações estratégicas de Growth Marketing, um passo essencial é identificar o grupo de clientes mais fiel à empresa e mapear o seu perfil: esse será o seu público preferencial, ao qual serão destinadas a maior parte das ações.
É possível também identificar outros nichos de clientes que têm uma importância secundária, e que merecem ações direcionadas. Vale a pena também conhecer quais são esses nichos.
Dessa forma, uma vez identificado o público-alvo mais fiel, às ações de marketing podem ser direcionadas sobretudo a eles. Assim fica mais fácil definir quais são os canais de comunicação que seu público fiel mais usa e oferecer a eles informações, conteúdos e promoções que atendam às suas necessidades.
Tudo isso favorece a construção de relações de longo prazo com os clientes e a obtenção de resultados sustentáveis em médio e longo prazo, que é o que se busca por meio do Growth Marketing.
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