fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilDepartamento PessoaleSocial: A sua micro ou pequena empresa já está preparada para essa mudança?

eSocial: A sua micro ou pequena empresa já está preparada para essa mudança?

Postagens recentes

Micro e pequenas empresas com faturamento inferior à R$ 4,8 milhões por ano são as últimas que precisam se adaptar ao eSocial, enquanto isso, as grandes já estão utilizando a nova obrigação.

 

Para não ter  problema com o fisco, as empresas devem se preparar para essa mudança, para isso, o governo organizou a implementação em 3 grupos:

 

1º – Grandes empresas

2º – Micro empresas

3º – MEI que possui funcionário ( também precisam se adaptar)

 

A mudança não é feita toda de uma vez, mas, por etapas, pois o objetivo é fazer com as empresas se preparem. O projeto é que até meados de 2019, todas as informações já estejam centralizadas no sistema do eSocial .

 

O que é o Esocial?

 

O eSocial é um sistema integrado que vai coletar todas as informações das empresas, isso inclui: Cadastro dos empregados, desligamentos, afastamentos, folhas de pagamento, previdência social, informações fiscais, entre outros.

 

Tudo o que diz respeito aos tributos, trabalhadores, previdência e tributação ficarão disponíveis no sistema para a Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS e Caixa Econômica Federal.

 

O objetivo da implementação do eSocial é:

 

  • Organizar e uniformizar todas as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para facilitar o trabalho dos órgãos fiscalizadores;
  • Garantir os direitos dos empregados;
  • Aumentar a eficiência da fiscalização do governo nas empresas;
  • Combater fraudes, ilegalidades trabalhistas e obrigar as empresas cumprirem a legislação;

A sua micro ou pequena empresa está preparada para o eSocial?

De acordo com algumas pesquisas já realizadas, cerca de 42,9% das micro e pequenas empresas não estão começando a pensar na implantação dessa plataforma.

Entretanto, o governo afirma que até o prazo final, todas as empresas devem se adaptar, pois essa é uma responsabilidade do empresário e se isso não acontecer pode haver consequências para o negócio.

Além de multa gerada pelo Sistema Público de Escrituração Digital ( SPEED), existe um grande risco de levar outras multas do setor fiscal, previdenciária e trabalhista, que inclusive podem ser muito altas e impossibilitar o micro e pequeno empresário de pagar.

Todas as informações colocadas no eSocial devem estar corretas, caso contrário, o empresário pode pagar multa.

 

Como se preparar para o eSocial?

Todas empresas precisam ficar atentas a diferentes aspectos do eSocial, pois o sistema poderá identificar divergências de informações e isso acarretará em problemas para o empregador.

O objetivo do sistema é centralizar as informações, entretanto, ele exige bastante atenção dos profissionais da empresa e da contabilidade devido suas características bastante complexas.

Para as empresas que ainda não começaram a implantação do eSocial ou estão em processo, entenda o que é necessário para fazer isso de uma forma mais tranquila.

 

1- Entenda a necessidade da sua empresa

Diversas informações devem ser cadastradas no eSocial, no entanto, elas não são iguais para todas as empresas. Tudo vai depender do ramo da atividade e do faturamento da empresa, portanto, verifique o que se aplica para o seu negócio.

Lembrando que você não precisa fazer isso sozinho, uma assessoria contábil pode lhe ajudar.

 

2- Conscientização da mudança

Profissionais de RH, líderes, administradores e a departamento contábil devem estar cientes da implantação do eSocial, pois o uso do sistema vai impactar na rotina de trabalho desses profissionais.

Haverão muitos prazos e regras impostos pelo governo para envio de dados, portanto, é essencial se preparar.

 

3- Organização de informações é fundamental

A melhor forma de não perder o prazo dos envios é organizar todas as informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias para que elas sejam repassadas no prazo estipulado.

O fato é que os procedimentos de trabalho e a cultura da empresa terá que ser remanejada para atender a exigência do eSocial. Além disso, os colaboradores precisam receber treinamento para usar o sistema e inserir os dados com muita atenção.

 

4- Responsabilidade com o cronograma

Cada departamento tem um prazo de entrega de dados diferente, para não perder a data é necessário ter uma grande organização, pois o atraso, pode incidir altas multas para a empresa.

É função das empresas preparar os seus colaboradores para se  adequar a esse novo formato de trabalho.

 

5- Preste atenção nos ajustes do sistema

A Receita Federal poderá fazer ajustes no software de gestão, para isso, vai existir um cronograma do governo.Todas as empresas devem se adequar para conseguir atender as exigências determinadas.

A sua micro ou pequena empresa está preparada para o eSocial? Existem alguns profissionais que são especializados no processo de implantação do sistema, portanto, na dúvida, não pense duas vezes antes de consultá-los.

Fale agora com o Senhor Contábil e saiba tudo à respeito do eSocial e evite deixar para a última hora.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: