Conteúdo
- 1 O que é o Esocial?
- 2 A sua micro ou pequena empresa está preparada para o eSocial?
- 3 Como se preparar para o eSocial?
- 4 1- Entenda a necessidade da sua empresa
- 5 2- Conscientização da mudança
- 6 3- Organização de informações é fundamental
- 7 4- Responsabilidade com o cronograma
- 8 5- Preste atenção nos ajustes do sistema
Micro e pequenas empresas com faturamento inferior à R$ 4,8 milhões por ano são as últimas que precisam se adaptar ao eSocial, enquanto isso, as grandes já estão utilizando a nova obrigação.
Para não ter problema com o fisco, as empresas devem se preparar para essa mudança, para isso, o governo organizou a implementação em 3 grupos:
1º – Grandes empresas
2º – Micro empresas
3º – MEI que possui funcionário ( também precisam se adaptar)
A mudança não é feita toda de uma vez, mas, por etapas, pois o objetivo é fazer com as empresas se preparem. O projeto é que até meados de 2019, todas as informações já estejam centralizadas no sistema do eSocial .
O que é o Esocial?
O eSocial é um sistema integrado que vai coletar todas as informações das empresas, isso inclui: Cadastro dos empregados, desligamentos, afastamentos, folhas de pagamento, previdência social, informações fiscais, entre outros.
Tudo o que diz respeito aos tributos, trabalhadores, previdência e tributação ficarão disponíveis no sistema para a Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS e Caixa Econômica Federal.
O objetivo da implementação do eSocial é:
- Organizar e uniformizar todas as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para facilitar o trabalho dos órgãos fiscalizadores;
- Garantir os direitos dos empregados;
- Aumentar a eficiência da fiscalização do governo nas empresas;
- Combater fraudes, ilegalidades trabalhistas e obrigar as empresas cumprirem a legislação;
A sua micro ou pequena empresa está preparada para o eSocial?
De acordo com algumas pesquisas já realizadas, cerca de 42,9% das micro e pequenas empresas não estão começando a pensar na implantação dessa plataforma.
Entretanto, o governo afirma que até o prazo final, todas as empresas devem se adaptar, pois essa é uma responsabilidade do empresário e se isso não acontecer pode haver consequências para o negócio.
Além de multa gerada pelo Sistema Público de Escrituração Digital ( SPEED), existe um grande risco de levar outras multas do setor fiscal, previdenciária e trabalhista, que inclusive podem ser muito altas e impossibilitar o micro e pequeno empresário de pagar.
Todas as informações colocadas no eSocial devem estar corretas, caso contrário, o empresário pode pagar multa.
Como se preparar para o eSocial?
Todas empresas precisam ficar atentas a diferentes aspectos do eSocial, pois o sistema poderá identificar divergências de informações e isso acarretará em problemas para o empregador.
O objetivo do sistema é centralizar as informações, entretanto, ele exige bastante atenção dos profissionais da empresa e da contabilidade devido suas características bastante complexas.
Para as empresas que ainda não começaram a implantação do eSocial ou estão em processo, entenda o que é necessário para fazer isso de uma forma mais tranquila.
1- Entenda a necessidade da sua empresa
Diversas informações devem ser cadastradas no eSocial, no entanto, elas não são iguais para todas as empresas. Tudo vai depender do ramo da atividade e do faturamento da empresa, portanto, verifique o que se aplica para o seu negócio.
Lembrando que você não precisa fazer isso sozinho, uma assessoria contábil pode lhe ajudar.
2- Conscientização da mudança
Profissionais de RH, líderes, administradores e a departamento contábil devem estar cientes da implantação do eSocial, pois o uso do sistema vai impactar na rotina de trabalho desses profissionais.
Haverão muitos prazos e regras impostos pelo governo para envio de dados, portanto, é essencial se preparar.
3- Organização de informações é fundamental
A melhor forma de não perder o prazo dos envios é organizar todas as informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias para que elas sejam repassadas no prazo estipulado.
O fato é que os procedimentos de trabalho e a cultura da empresa terá que ser remanejada para atender a exigência do eSocial. Além disso, os colaboradores precisam receber treinamento para usar o sistema e inserir os dados com muita atenção.
4- Responsabilidade com o cronograma
Cada departamento tem um prazo de entrega de dados diferente, para não perder a data é necessário ter uma grande organização, pois o atraso, pode incidir altas multas para a empresa.
É função das empresas preparar os seus colaboradores para se adequar a esse novo formato de trabalho.
5- Preste atenção nos ajustes do sistema
A Receita Federal poderá fazer ajustes no software de gestão, para isso, vai existir um cronograma do governo.Todas as empresas devem se adequar para conseguir atender as exigências determinadas.
A sua micro ou pequena empresa está preparada para o eSocial? Existem alguns profissionais que são especializados no processo de implantação do sistema, portanto, na dúvida, não pense duas vezes antes de consultá-los.
Fale agora com o Senhor Contábil e saiba tudo à respeito do eSocial e evite deixar para a última hora.
Postagens recentes
Tags
- balanço patrimonial
- darf
- guias de impostos
- lucro presumido
- infoproduto
- omisso de dirpf
- advogados
- Fator R
- Corretores de Imóveis
- comércio
- dentista
- prestador de serviços
- cnpj inapto
- contabilidade para profissionais liberais
- Contrato de prestação de serviços
- Como elaborar contratos
- Prestação de contrato
- documentos comprobatórios
- IMPRESSÃO DE CNPJ
- endereço fiscal
- inscrição municipal
- auditoria contábil
- consultoria contábil
- contrato social da empresa
- imposto PJ
- Senhor Contábil
- Receita Federal
- dicas contábil
- abertura de empresa
- Fiscal
- CNPJ
- escritório de contabilidade online
- inss
- cartão cnpj
- rotina contábil
- Simples Nacional
- empreendedor
- MEI
- empreendedorismo
- Regime Tributário
- abrir empresa
- CNAE
- abrir cnpj
- Contabilidade
- contabilidade online