Conteúdo
Todos os segmentos possuem competitividade, e com a arquitetura e engenharia não é diferente. Embora tem se discutido entre os especialistas que no futuro o Brasil terá menos engenheiros devido a baixa procura pelo curso e as grandes perspectivas de desenvolvimento econômico, esse mercado ainda exige muita inovação tecnológica e profissionais eficientes para se destacar.
Foi depois do último Senso do IBGE que se percebeu a possibilidade de escassez no futuro dessa profissão, mas isso não quer dizer que nos tempos atuais isso esteja acontecendo. Afinal, o Brasil ainda não desenvolveu todo seu potencial construtivo, portanto, ainda possuem muitos profissionais na área que disputam a atenção dos clientes.
Ainda assim a questão é, como conseguir se destacar em meio a concorrência?
A capacitação é o ponto de partida para se manter competitivo
A formação de profissionais de arquitetura e engenharia envolve conhecimentos técnicos, afinal, é fundamental que eles compreendam absolutamente tudo com relação a projetos.
No entanto, se os profissionais dessa áreas desejam abrir uma empresa, é importante que desenvolvam habilidades em tecnologia e também, na gestão empresarial.
Ou seja, é necessário aportar conhecimento para ir além e firmar o seu lugar no mercado.
De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo apenas 28% dos profissionais formados sabem usar bem programas de geoprocessamento e 68% dominam outros softwares profissionais.
Dessa forma , mediante a esses números, percebe-se que alguns profissionais estão buscando se especializar para agregar ainda mais diferenciais na carreira, enquanto que outros, ainda estão na inércia.
É fundamental entender que quanto mais um profissional sabe, mais valor ele entrega ao seu cliente.
Diversificação de serviços é uma necessidade
Inovar sempre é importante para mostrar ao mercado que possui diferenciais. De acordo com o especialista em consultoria e contabilidade Fabio Luiz di Favari do Senhor Contábil, as empresas de arquitetura e engenharia que conseguem se destacar são aquelas que oferecem variedade de serviços.
Afinal, os clientes buscam soluções completas e não fracionadas.
Nesse ínterim , os arquitetos podem trabalhar com paisagismo, decoração de ambientes residenciais e também corporativos, gerenciamento de reformas, acompanhamento de obras, design de móveis, dar aulas para estudantes ou até mesmo, ficar em um nicho bastante específico.
Sob o mesmo ponto de vista com relação aos engenheiros, eles também podem se reinventar investindo especialmente em aprendizagem em tudo o que envolve a tecnologia para a área.
Ampliação dos horizontes
A arquitetura e Engenharia são campos muito amplos, o profissional deve enxergar mais além para conseguir explorar de verdade esse mercado. Caso ele consiga, o sucesso na carreira será uma questão de tempo.
Também é preciso ter flexibilidade de pensamento para ser um profissional multitarefa, afinal, o objetivo é destinar o conhecimento em vários serviços.
Assim também, alguns cases de sucesso na arquitetura aproveitaram o conhecimento no paisagismo para abraçar a ” onda verde” que estão acontecendo na maioria das cidades, especialmente nos grandes centros urbanos.
Portanto, tratam-se de projetos ousados e que realmente tem uma visibilidade muito grande.
Em contrapartida, no caso da engenharia, os profissionais podem participar de licitações e concursos públicos para atuar na construção de casas habitacionais ou então, de casas sustentáveis que é o grande assunto do momento.
Todavia, se a escolha for abrir o próprio negócio, é fundamental estudar bastante e contar com a ajuda de contadores especializados para que todos os trâmites sejam realizados com segurança.
O mercado sempre tem espaço para quem veio para somar e trazer novas ideias.
Postagens recentes
Tags
- Corretores de Imóveis
- imposto PJ
- contrato social da empresa
- consultoria contábil
- auditoria contábil
- inscrição municipal
- IMPRESSÃO DE CNPJ
- Prestação de contrato
- Como elaborar contratos
- Contrato de prestação de serviços
- comércio
- pro-labore
- Fator R
- retenção INSS
- empreendedorismo feminino
- Negócios
- troca de contabilidade
- Senhor Contábil
- empresas
- contabilidade para advogado
- escritório de contabilidade online
- cartão cnpj
- abertura de empresa
- CNPJ
- Fiscal
- rotina contábil
- empreendedor
- MEI
- empreendedorismo
- Regime Tributário
- abrir empresa
- CNAE
- abrir cnpj
- Contabilidade
- contabilidade online